terça-feira, 31 de agosto de 2010

ELE VOLTOU

O Senador paranaense, ÁLVARO DIAS (PSDB) voltou!
Álvaro entra na campanha para tentar agregar alguns 'pontos percentuais' nas intenções de votos do pupilo e candidato ao Senado, o dep. federal tucano-curitibano GUSTAVO FRUET e do candidato a presidência do seu partido, José SERRA.
Na verdade o melhor mesmo é vê-lo (Álvaro), integrar-se a campanha do 'bom moço' Fruet. Ainda que tardia a sua inclusão a campanha de Gustavo, pode - se bem trabalhada e cometendo poucos erros - ser a mão decisiva no jogo de cartas marcadas que virou a disputa por uma das duas vagas à Câmara Alta, tocantes ao estado do Paraná.

Eu, por minha parte, ADOOREIII... Quanto mais quente a eleição no Estado melhor, porque a corrida à Presidência da Republica, essa já  A-C-A-B-O-U!



segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"Criar empregos é uma coisa. Manter os existentes, outra bem diferente."
Claudio Humberto jornalista, em artigo, 
sobre de contratações e demissões durante
a Gestão LULA.

domingo, 29 de agosto de 2010


 "Interessa é saber quem comprou, quem fez a encomenda" 


Senador Sergio Guerra (PE), presidente do PSDB, 
sobre as violações de sigilo fiscal

DIRETO DO CLÁUDIO HUMBERTO


29/08/2010 | 10:34

'Veja': PT mira na liberdade de imprensa

Foto
A revista Veja que circula neste final de semana publica reportagens sobre duas novas graves ameaças à liberdade de imprensa e ao direito à informação. Na Argentina, a presidente Cristina Kirchner quer controlar a venda de papel-jornal com o objetivo de chantagear os jornais cuja independência não interessa aos detentores do poder. No Brasil, petistas como o ministro da Propaganda, Franklin Martins, desenvolvem projetos para controlar os meios de comunicação, a pretexto de "democratizar a informação". Veja também publica reportagem sobre a violação do sigilo fiscal de próceres da oposição, revelando que até mesmo cidadãos comuns foram vítimas dessa violência.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Manhã / Sinais de Fogo

ADMINISTRANDO A DERROTA

Não era bem isso que eu queria. Eu desejava que o país tivesse a consciência dos políticos que têm. Queria que o povo doa-se seu voto àquelas pessoas que irão fazer 'jus' ao seu VOTO. Mas infelizmente é idealismo... Sonhos, devaneios nada mais.
Eu queria ver o IBOPE dizer: "- Marina 57%, Serra 20% e demais..."

E vamos vivendo... "Ó Pátria amada idolatrada. Salve. Salve."

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Lula sanciona lei que dá poder de polícia às Forças Armadas na fronteira

Nova legislação também cria o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Lei amplia o poder do ministro da Defesa, que passa a indicar comandantes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (25) a lei complementar que dá poder de polícia às Forças Armadas na região de fronteira. Pelo texto, será permitido fazer patrulhamento, revista de pessoas, veículos, embarcações e aeronaves e prisões em flagrante. Essas atividades serão permitidas tanto nas fronteiras terrestres quanto nas águas internas e marítimas.
“Nós só somos uma grande nação porque decidimos ser uma grande nação, e uma grande nação precisa ter Forças Armadas estruturadas”, disse o presidente.
Um dos objetivos das novas regras é ampliar o combate ao tráfico de drogas. Com a Lei do Abate, que permite a derrubada de aeronaves que não cumprirem orientações de pouso da Força Aérea Brasileira, traficantes passaram a utilizar embarcações para o transporte de substâncias ilícitas.
“Cabe às Forças Armadas (…) atuar, por meio de ações preventivas e repressivas, na faixa de fronteira terrestre, no mar e nas águas interiores, independentemente da posse, da propriedade, da finalidade ou de qualquer gravame que sobre ela recaia, contra delitos transfronteiriços e ambientais”, diz um trecho da lei.

Ampliação de poder

A nova legislação também amplia o poder do ministro da Defesa, que passa a indicar os comandantes da Aeronáutica, Marinha e do Exército. Antes a, essa função era do presidente da República.
“A Marinha, o Exército e a Aeronáutica dispõem, singularmente, de 1 (um) Comandante, indicado pelo Ministro de Estado da Defesa e nomeado pelo Presidente da República, o qual, no âmbito de suas atribuições, exercerá a direção e a gestão da respectiva Força”, diz a lei. Lula fez um agradecimento ao Congresso e também aos militares pela aprovação da lei.
“Eu acho que com tudo isso que foi feito, tenho de agradecer ao Congresso Nacional pela rapidez que foi feita a mudança, às Forças Armadas que entenderam que ninguém queria reduzir a importância delas. Embora esteja no final de mandato, eu saio da Presidência mais gratificado porque vamos ter uma nova lógica na nossa defesa e vamos ser mais respeitados”, disse.
A legislação sancionada por Lula também cria o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, órgão consultivo do ministro da Defesa. O chefe do novo órgão será um oficial-general do último posto, da ativa ou da reserva, que será indicado pelo ministro da Defesa e nomeado pelo presidente. Durante o discurso, o presidente ainda afirmou que é preciso a realização de mais investimentos na Marinha.
“Nós sabemos que precisamos reestruturar a Marinha para que ela possa tomar conta de um patrimônio que ainda não temos noção do que é. Não temos noção do conjunto da obra”, afirmou Lula, numa referência indireta à descoberta do pré-sal.
A lei ainda afirma que “compete ao Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas elaborar o planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas e assessorar o Ministro de Estado da Defesa na condução dos exercícios conjuntos e quanto à atuação de forças brasileiras em operações de paz”.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

INSTITUCIONAL OBRIGATÓRIO


Gleisi se reúne com empresárias de Campo Largo
Na manhã desta terça-feira (24), a candidata ao Senado pelo PT Gleisi Hoffmann (PT) participou de um encontro promovido pelo Conselho das Mulheres Executivas de Campo Largo, vinculado à Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Campo Largo (ACICLA).
O evento faz parte do projeto Mulher Inteira, que uma vez por mês leva às empresárias e à comunidade palestras voltadas à formação e à valorização da mulher.
Tendo como tema “Desenvolvendo competências e treinando habilidades”, a conferência debateu assuntos relacionados à liderança e pró-atividade, valores que, segundo Gleisi, devem nortear não somente o trabalho dos profissionais, mas as ações dos políticos.
A candidata destacou também a importância da atuação das mulheres no mercado de trabalho, nos espaços públicos e, sobretudo, na política. “Independentemente da posição partidária, é essencial participar da vida política, porque nós, mulheres, temos um olhar diferenciado”, declarou.
Gleisi salientou ainda que a candidatura de Dilma Rousseff à presidência é um exemplo a ser seguido, salientando que ela terá o desafio de dar continuidade aos investimentos de infraestrutura e desenvolvimento social implantados durante o Governo Lula.

domingo, 22 de agosto de 2010

Campanha
ASSINE SEU COMENTÁRIO

Eu ainda continuo não entendendo 'porque', quando alguém vai falar bem do candidato do seu coração, acaba se intitulando como, ANÔNIMO. Por quê?
Gente... eu não sou  'militar', muito menos 'petralha'. Então, porque não dizer quem "é" no momento de elogiar ou criticar esse ou aquele candidato?
Isso de ser "Anônimo" acaba não dando confiabilidade ao fato narrado nos comentários.
Eu garanto que não irei perseguir ninguém.


Ass.: A Blogueira


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PRESAPOPÉIA

Eheheheheh...
A eleição pra presidente acabou. Se a eleição fosse hoje a pistoleira dos petralhas estava eleita.
Parabéns ao José Sarney, ao Collor de Melo e ao José Dirceu, esses seres humanos podem colocar a coroa de Reis do Brasil na cabeça.
Isso é Brasil: bandido, guerrilheiro, assaltante de banco, sequestrador, assassino e torturador são eleitos presidentes da republica. Ahahahahahah...
E não xinguem os Tupiniquins, os índios não tem nada haver com essa p... toda. O Brasil tá longe de ser Tupiniquim, está bem mais pro país dos IDIOTAS.
Quiaquiaquiaquia...

sábado, 14 de agosto de 2010

UM GIGANTE DAS URNAS

Na corrida pelo Senado, o ex-governador Roberto Requião (PMDB) está na frente, com 43% das intenções de voto...


sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Em PRESÍDIO, Campanha "NÃO", diz TSE

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse na sessão desta quinta-feira (12), que está proibido a propaganda eleitoral de candidatos em presídios e nas unidades de internação de menores.
 
Os honoráveis MINISTROS entendem que nos presídios somente é permitida a propaganda eleitoral transmitida por meio do horário eleitoral gratuito do rádio e da televisão e a que circular normalmente em impressos como jornais e revistas dentro desses estabelecimentos.
 
Relator da consulta feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (PI) sobre o assunto, o ministro Arnaldo Versiani afirmou que a propaganda eleitoral em presídios e em estabelecimentos de internação para menores infratores não pode ser feita porque “são bens públicos”, onde esse tipo de propaganda é vedado.
 
Presos provisórios e menores em unidades de internação, que não tenham sentença de condenação transitada em julgado e estejam na posse de seus direitos políticos, estão aptos a votar nas eleições de outubro deste ano.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010


José Janene está em coma na UTI

O ex-deputado federal José Janene (PP-PR) está internado na UTI do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo em estado de coma induzido. Janene sofreu uma parada cardíaca na quinta-feira da semana passada, quando passava por uma pequena cirurgia para mexer num aparelho que ajuda a controlar seus batimentos cardíacos.
O ex-parlamentar enfrenta sérios problemas cardíacos há alguns anos. Acabou se aposentando da Câmara por invalidez, justamente em função de seu problema cardíaco. Em fevereiro deste ano, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou internado por alguns dias na UTI do Hospital Evangélico de Londrina.
Um dos pivôs do escândalo do mensalão, que estourou em 2005, Janene é réu no processo que apura o caso. Ele é suspeito de ter recebido R$ 4,1 milhões do esquema. Na ação, que corre no Supremo Tribunal Federal, Janene é acusado de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-parlamentar sempre negou as acusações.
Fontehttp://www.fabiocampana.com.br/2010/08/jose-janene-esta-em-coma-na-uti/ 

terça-feira, 10 de agosto de 2010

A cópia mais perigosa de "Bonnie e Clyde" 

Fonte BBC
A polícia norte-americana continuou perseguindo nesta segunda-feira um casal de criminosos que já cruzou cinco Estados do país nos últimos 11 dias. O casal teria se auto-apelidado Bonnie e Clyde, em referência aos criminosos que cometeram vários assaltos e assassinatos na década de 1930 nos Estados Unidos antes de serem mortos pela polícia.

John McCluskey e sua noiva e prima Casslyn Welch são procurados por causa de um duplo assassinato após ele ter fugido de uma prisão no Arizona. A caçada levou a polícia ao interior do grande parque nacional de Yellowstone, no Estado do Wyoming.

Na segunda-feira, a polícia havia capturado um colega de fuga de McCluskey, Tracy Province, a cerca de 100km do parque, armado de uma pistola. A polícia afirmou não acreditar que o casal esteja mais nas dependências do parque.

Mais de 100 homens armados participaram das buscas aos fugitivos entre os cerca de 30 mil turistas que acampados nas dependências de Yellowstone. As autoridades dizem que no dia 30 de julho Welsh, de 44 anos, ajudou na fuga do trio composto por Province, McCluskey e um terceiro homem, Daniel Renwick, capturado já em 1º de agosto no Colorado.

McCluskey cumpria pena de 15 anos por tentativa de assassinato.
“Ele é um dos candidatos com melhores chances de vitória, até porque vem precedido de excelentes administrações na Prefeitura de Curitiba. Eleito e reeleito com um nível de aceitação e de popularidade que se consubstanciou na grande votação que obteve”

ROBERTO FREIRE sobre o candidato tucano ao governo
do Paraná nas eleições de 2010, Beto Richa.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

LEANDRO

O flagrante abaixo, enviado pelo Dudu, apesar de curto, é bastante esclarecedor sobre a relação torta entre a população carente e os políticos brasileiros. O vídeo, filmado através de uma câmera digital simples, é obra do menino Leandro, que na época tinha 17 anos.
 
Segundo o advogado Ricardo Gama, que publicou o vídeo na internet, Leandro faz “marcação cerrada” no governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, desde que este teria, segundo o jovem, lhe prometido um notebook que nunca foi entregue.
 
Todas as vezes que encontra Cabral, Leandro registra o evento. Dessa vez, não foi diferente: o jovem filmou a visita do governador a um complexo esportivo de sua comunidade na companhia do presidente Lula e, segundo Gama, da candidata Dilma Rousseff, que não aparece no vídeo.

O início já é chocante. O menino diz que seu esporte preferido é tênis e pergunta por que não há jogos da modalidade no local. Lula responde que “Tênis é esporte da burguesia, p*%rra!” e, em seguida, sugere que Leandro pratique natação. O jovem então responde: “A gente não pode entrar na piscina!”.

Antes que Lula esboçasse qualquer reação, Cabral pergunta ao menino – em tom quase debochado, diga-se de passagem – por que a população não poderia entrar na piscina. Leandro, que não é governador, não tinha a resposta.
 
Nesse momento, há um corte no vídeo e Lula aparece falando com pessoas que, aparentemente, são responsáveis pelo complexo. O presidente, visivelmente preocupado com a imagem, avisa: “O dia que a imprensa vier aí e pegar um final de semana com essa p*%rra fechada, o prejuízo político será infinitamente maior que colocar dois ‘guarda’ aí. Coloca dois ‘guarda’ aí. Coloca ‘o Bombeiro’ para tomar conta e abre isso.”. Cabral concorda.
 
Depois, abraçado com o presidente, Leandro reclama que todo dia acorda com o barulho do Caveirão, nome popular do carro blindado usado pelo BOPE em incursões nas favelas. Cabral, ao lado, pergunta: “Caveirão ou traficante na porta, ‘malandragem’?”. Leandro reafirma o que disse,
alega ter vídeos para comprovar e ainda ouve risadas quando fala que na rua onde mora não há tráfico de drogas.
 
No fim, Cabral chama o menino de “otário” e sugere: “Coloca essa inteligência toda para estudar, sacana.”. Foi o desfecho ideal para o jovem, além de dizer que vai sempre á escola, corrigir o governador e mostrar que tem nome: “Leandro.”.



Fonte: http://kibeloco.com.br/kibeloco/


ASSISTA abaixo o vídeo !

sábado, 7 de agosto de 2010

VEXAME TOTAL. Governador do Rio, SÉRGIO Cabral e o presidente LULA


Osmar Dias lidera arrecadação entre candidatos a governo de estado

Candidato no Paraná declarou ter recebido R$ 9,7 milhões em doações. Aloizio Mercadante (PT-SP) foi o que teve o maior gasto, segundo TSE

O candidato ao governo do Paraná Osmar Dias (PDT) lidera as arrecadações entre os que disputam os governos dos estados no país. Segundo dados da prestação parcial de contas divulgada nesta sexta-feira (6) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o pedetista contabiliza uma receita de R$ 9,7 milhões. De acordo com os dados do TSE, quem mais gastou no primeiro mês de campanha eleitoral foi o candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante.
O petista informou ao TSE que gastou R$ 12,6 milhões na campanha eleitoral. Mercadante, contudo, arrecadou apenas R$ 966,7 mil. O valor arrecadado pelo comitê financeiro do PT paulista também está longe das despesas do candidato. Até o dia 3 de agosto, data-limite para a primeira prestação de contas, foi arrecado R$ 14,8 mil.
No Paraná, Osmar Dias afirmou já ter gastado na campanha R$ 9,6 milhões do total de R$ 9,7 milhões que sua campanha arrecadou. O segundo candidato que mais arrecadou foi André Puccinelli (PMDB-MS), com R$ 3,6 milhões. Ele declarou despesas de R$ 3,1 milhões.

Fonte: G1 e Gazeta do Povo

A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo.

Candidaturas liberadas
Todos os fichas-sujas se livraram da impugnação de suas candidaturas no Maranhão. No estado, de 634 pedidos de registros de candidatura, 59 foram impugnados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Nomes como os do ex-governador Jackson Lago (PDT), que teve o mandato cassado em abril do ano passado, e do deputado Sarney Filho (PV), condenado a pagar multa no TRE maranhense por propaganda eleitoral irregular em 2006, escaparam de ter seus registros impugnados. 

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

INSTITUCIONAL OBRIGATÓRIO


Gleisi apoia Lei que colocará Exército nas Fronteiras
Um projeto de Lei aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (04) irá permitir a atuação das Forças Armadas nas fronteiras brasileiras. O documento prevê com que integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica façam patrulhamentos, revistem pessoas, veículos, embarcações e aeronaves, assim como efetuem prisões em flagrante quando não houver policiais presentes.
Gleisi Hoffmann (PT), candidata ao Senado, sempre defendeu a presença do Exército nas regiões fronteiriças. Segunda ela, isso será essencial no combate ao narcotráfico, um problema que deve ser tratado com prioridade pelas autoridades.

“Necessitamos uma atuação forte do policiamento nas fronteiras. Essa redefinição do papel do Exército, somada ao trabalho de Inteligência da Polícia Federal, declara uma guerra ao tráfico. Com certeza isso terá um impacto muito grande na Segurança Pública interna, porque se nós evitarmos com que as drogas entre em nosso território, menos jovens e adolescentes terão acesso a essas substâncias. E eu quero estar no Senado para reforçar essa política”, destaca.

Gleisi disse que o próximo desafio é aprovar o SUSP - Sistema Único de Segurança Pública. Ela explica que, a exemplo do SUS e do Sistema de Educação, será possível estruturar uma política de combate ao crime, à marginalidade e, principalmente, às drogas.
A nova lei, que teve origem no Planalto, segue para sanção presidencial.
Apoio social

Além da atuação do Exército, Gleisi ressalta ser fundamental também trabalhar o apoio às famílias e a prevenção nas escolas. “Não podemos esquecer também do tratamento dos dependentes, que merecem um carinho especial. Porque não tem tristeza maior do que uma mãe querer tratar um filho, ou um jovem querer se tratar e não ter para onde ir ou não ter dinheiro para pagar uma clínica”, completa.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CONCORDO!


Novo presidente da estatal, David de Matos, diz que a proposta pode evitar[br]problemas ocorridos este ano com o Sedex 10
Leonardo Goy / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estuda, entre outras alternativas, ter aviões próprios para fazer a entrega de encomendas. A afirmação é do novo presidente da estatal, David José de Matos, empossado ontem.

No início do ano, a empresa teve problemas com rotas aéreas terceirizadas que acabaram atrapalhando a entrega do Sedex 10, um dos principais produtos dos Correios.

Em fevereiro, a estatal chegou a suspender os serviços de Sedex 10 - no qual as encomendas são entregues até as 10 horas do dia seguinte à postagem - em Estados das regiões Norte e Nordeste. Na época, aeronaves foram sublocadas para substituir as que estavam podendo voar.

DE vez em QUANDO... a Justiça é FEITA!

RONDôNIA, 03 de agosto de 2010

Empresa Dupla Criação venceu licitação em 1998 para fazer campanha da dengue para o Governo do Estado de Rondônia.

O Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia negou hábeas corpus preventivo ao publicitário Paulo de Tarso Lobão Morais condenado em primeira instância por fraude em 
licitação e determinou que o julgamento do recurso fosse feito pelo Superior Tribunal de Justiça, uma vez que a denúncia envolveverba oriunda do Ministério da Saúde. No hábeas corpus ele pedia o trancamento da ação penal da qual é acusado.

De acordo com o processo, há mais de dez anos, a empresa Dupla Criação Comunicação e Marketing S/C Ltda., de propriedade do paciente e de sua esposa à época, foi procurada pelo Governo do Estado de Rondônia, que pretendia realizar uma campanha de combate à dengue. Devido à urgência da situação, a 
licitação foi dispensada e a empresa Dupla Criação foi contratada para a realização da campanha.

Passado algum tempo, o Ministério Público do Estado de Rondônia, por entender pela ocorrência de indícios de que as notas fiscais emitidas na campanha não retratavam a realidade dos fatos, sob o fundamento de que os serviços não teriam sido prestados de forma integral, ofereceu denúncia contra o paciente e outros dois réus. Paulo de Tarso foi condenado em primeira instância, mantida pelo Tribunal de Justiça.

O acusado pretende o trancamento da ação penal em trâmite sob o n. 0038045-13.1998.8.22.0501, cuja denúncia foi recebida no dia 29.9.98, pelo então Magistrado Péricles Moreira Chagas. A ação foi julgada parcialmente procedente, sendo o impetrante condenado pelo delito do art. 312, §1º, do Código Penal, à pena de 5 anos de reclusão e 60 dias-multa.

Houve apelação, julgada parcialmente provida pela Câmara Criminal deste Tribunal, para reduzir a pena, tornando-a definitiva em 3 anos de reclusão e 20 dias-multa, substituída por duas restritivas de direitos.Atualmente os autos encontram-se com recurso especial, extraordinário e agravo de instrumento no Supremo Tribunal Federal, todos pendentes de julgamento.

A agência de publicidade Dupla Criação, Comunicação e Marketing, possui como nome fantasia Agência Nacional, com sede em Campinas (SP). Em 2007 também foi investigada pelo Ministério Público estadual do Rio de Janeiro por outra 
licitaçãocom a Prefeitura do PT.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

OI,
Sµportαηđo α đor ,
đєscobriмos α fortαlєzα;
Sµpєrαηđo os obstácµlos,
abriмos os cαмiηhos;

Rєforмαηđo os pαssos,
αprєηđємos α tєr fé;
Nαs iηtємpériєs đαs мµđαηçαs,
αbαηđoηαмos o мєđo;
No silêηcio đα soliđão,
єηxєrgαмos o єgoísмo.

No αµtocoηhєciмєηto,
єηcoηtrαмos α viđα.
Nα cєrtєzα đo sol,
voltαмos α sorrir;
Nα sαbєđoriα đo pєrđão
coмprєєηđємos o q é...
                                 AMAR!



                                                                                                                                                                                                                    (Leitor)
 
INSTITUCIONAL OBRIGATÓRIO

Para Gleisi Hoffmann, a Reforma Política é necessária e esse é um dos grandes desafios do Congresso. “Dentre os fatores que defendo, está o voto distrital misto, porque acredito que essa é a forma mais equilibrada de representação popular", ressalta, acrescentando defender também a limitação da reeleição no Senado.
COM A PALAVRA, A VERDADE 
Requião e o M.D.B.
Texto de Sylvio Sebastiani

O Movimento Democrático Brasileiro-MDB, foi instalado em janeiro de 1966, após a extinção dos Partidos Políticos existentes, para fazer Oposição à Ditadura Militar.

Algumas pessoas, com ou sem mandatos eletivos, que participavam dos Partidos do Governo destituído, ingressaram no MDB, sendo que a grande maioria ingressou na Arena, partido criado para dar apoio, sustentação e participação ao Governo da Ditadura Militar. No MDB a sua maioria ingressaram por convicção e outros, um pequeno grupo, que não tinham espaço na Arena, por desavença com os atuais dirigentes da Arena no Paraná, estes liderados por Affonso Camargo, pretendente candidato à Governador do Partido extinto que se aliou à Arena, obrigando se filiar ao MDB, um dos dois partidos existentes na época.

Em sua primeira eleição em 1966, o MDB do Paraná elegeu 5 deputados federais e 8 deputados estaduais, este em uma Legislatura de 45 deputados quando a Arena elegeu 37 deputados. Na eleição seguinte o Partido elegeu 4 deputados federais e 9 deputados federais, isso acontecendo depois do AI-5 e da cassações de mandatos que se deu em março de 1969. O ponto alto do MDB foi no ano de 1974, quando o Partido apresentou um candidato à Senador, embora desconhecido na política, mas com uma desenvoltura fora do comum,o advogado de Londrina, Francisco Leite Chaves. Sua campanha começou devagar, mas pouco a pouco foi crescendo, chegando a acreditarem em sua vitória, pelo seu modo de conversar com o povo, seus discursos inflamáveis, chamando a população sobre os erros do regime ditatorial, das cassações de mandatos, das prisões arbitrárias, assim Leite Chaves se tornou conhecido em todo o Par aná. Venceu o candidato da Arena, João Mansur, Presidente da Assembléia Legislativa, quando esta ainda tinha um excelente conceito perante os paranaenses, Leite Chaves obteve 1.090.831 votos e João Mansur, da Arena, com 703.354 votos. O MDB elegeu 15 deputados federais e o mesmo número da Arena, e 25 deputados estaduais, quando a Arena, elegeu 29, eleição esta com votos vinculados, destes últimos cargos.

No ano de 1978, havendo duas vagas para o Senado Federal e o Governo da Ditadura, preocupado tendo em visto a eleição anterior, criou para uma destas vagas o chamado Senador Biônico, ou seja, nomeado pelo Regime Militar, escolhendo Affonso Camargo, que tinha, após o AI-5, em 1969 se retirado do MDB e ingressado na Arena. O MDB apresentou o deputado estadual Enéas Faria, o mais votado do Paraná e o ex-Prefeito de Londrina, José Richa. Esta vaga foi em sublegenda, ou seja, somado os votos dos dois, foi eleito José Richa, ficando Enéas Faria como suplente, derrotando a Arena que apresentou somente um candidato, Túlio Vargas, que embora mais votado, perdeu na soma dos dois, do MDB.

No ano de 1979, com o crescimento do MDB e já noticiando uma abertura, com anistias, alguns grupos começaram a querer participar da vida política. Em Curitiba, um grupo enviou ao Diretório Regional do MDB, já instalado na Rua Dr. Muricy, aproximadamente 300 fichas de filiação partidária. O Diretório Regional imediatamente enviou para o Tribunal Regional Eleitoral, para as quatro Zonas Eleitorais para os devidos registros.

Tomando conhecimento dessa atitude do Diretório Regional, na condição de Presidente do Diretório Municipal de Curitiba, enviei oficios aos Juizes Eleitorais, das respectivas zonas, alertando para o fato de que a Legislação Eleitoral proibia o recebimento de filiações partidárias, através do Diretório Regional, nos municípios onde o partido possuísse Diretório Municipal registrado. Os Juizes Eleitorais, que nas fichas recebidas já haviam posto carimbo e assinatura, mandaram que as mesmas fossem batido o carimbo “CANCELADO”. As fichas foram remetidas para o Diretório Municipal,mas com o carimbo do próprio TRE,Cancelado, portanto estava todas elas canceladas.

Talvez entre elas estivesse o nome de Roberto Requião de Melo e Silva, mas o MDB de Curitiba, realizava todas as segundas-feira reuniões em seu Diretorio na Rua Pedro Ivo, e “nunca” ví ou soube que ele esteve por lá, aliás, até eu não conhecia ele e não foi feita a ficha de filiação, pois todas, que eram poucas, passaram por minhas mãos.

Mesmo assim, um dos que teve sua ficha cancelada pelo TRE, Senhor Edésio Passos, enviou ao Diretório Regional do MDB, solicitando a intervenção no Diretório Municipal de Curitiba, que na reunião da Comissão Executiva do Diretório Regional, conforme consta em Ata do dia 2 de agosto de 1979, o Relator deputado Nilso Sguarezi, Lider da Bancada, em seu relato, finalmente diz: “de per si,eliminam as razões invocadas e que poderiam justificar a pretendida intervenção”.

Vejam, durante todo o período da Ditadura Militar, “nenhum” destes pretensos filiados, compareceu na séde do MDB, participou de qualquer ato contra a ditadura, quando chegamos preparados para o grande comício que foi das “DIRETAS- JÁ”, aparecem alguns para dizer do MDB -Velho de Guerra, que apenas leram nos jornais ou viram pela televisão, a Verdadeira Luta Contra a Ditadura.

Em abril de 1992. quando do lançamento de meu livro “Por Dentro do MDB-Paraná”, no auditório da Biblioteca Pública do Estado, na mesa estavam presentes alguns dos fundadores do MDB, como Nelson Maculan, Léo de Almeida Neves, Enéas Faria, Leite Chaves, Mario Pereira, Álvaro Dias, a Diretora da Biblioteca Valéia Prochmann, o Governador Roberto Requião e eu.

Usaram da palavra, Léo de Almeida Neves, Sylvio Sebastiani e o Governador Roberto Requião, que entre outras afirmou: “ Não fui filiado ao MDB, mas fui filiado na primeira Zonal, no PMDB”.