domingo, 12 de julho de 2009

NÃO É PEIXE, MAS TÁ NA REDE

Na rede mundial dos computadores está rolando a chamada por muitos de "A Pergunta do Século",

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Eu adaptaria esta pergunta de um jeito bem tupiniquim,

"Todo mundo 'pensando' em deixar um Brasil melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores pra cuidar do Brasil?"

Cai como uma luva... Não acham!?

ENTREVISTA DE ANTÔNIO BELINATI, NESTE DOMINGO NA GAZETA DO PARANÁ

ANTONIO BELINATI

O NOVO PREFEITO DE LONDRINA?

Londrina no norte do Paraná está vivendo mais uma situação política suigeneres, onde em pouco tempo poderá ter dois prefeitos eleitos, legalmente falando.

Em novembro do ano passado, 48 horas após a eleição de Antônio Casemiro Belinati (PP), o TSE impugnou a sua candidatura, movido pela ação promovida pelo Ministério Publico Eleitoral Estadual de Londrina. No meio de todo este imbróglio jurídico eleitoral foram realizadas novas eleições, desta vez contando com a participação do 2º e 3º colocados, Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Homero Barbosa Neto (PDT). Como os leitores da Gazeta do Paraná sabem, Barbosa levou a melhor, elegeu-se com o apoio de última hora de Antônio Belinati.

Em entrevista exclusiva com o hoje atual deputado estadual e não menos polêmico Antônio Casemiro Belinati. Com mais de 40 anos na política, vamos tentar saber a quantas anda o Recurso Extraordinário aceito pelo STF, que pede a anulação e/ou revogação dos atos do TSE, e ainda, como ficará na visão de Belinati a cidade de Londrina diante desta estranha situação política. Afinal dois aliados hoje, poderão novamente como no passado, se tornarem inimigos político ou no mínimo adversários vigorosos. Pois pra quem não sabe Barbosa iniciou sua vida política abrindo os discursos de Antonio Belinati, mas durante o episódio que depôs o então perfeito Belinati em 1999, Barbosa que fazia um programa na TV local acabou se transformando em um dos seus maiores opositores, até o 2º Turno em 2008.

Deputado, como o senhor está vendo a administração de Barbosa, candidato que o apoiou na eleição em 3º Turno?

Belinati. Com apenas 70 dias no cargo é muito prematuro fazer julgamento do atual prefeito de Londrina. É necessário que se dê a ele um tempo maior para que possa cumprir os compromissos de campanha.

Todos afirmam que o Barbosa apenas conseguiu se eleger devido ao seu apoio e de alguns dos seus pupilos políticos. A participação do PP no governo de Barbosa Neto não ficou pequena com apenas um secretário?

Belinati. Os londrinenses foram generosos ao colocar nas urnas mais de 138 mil votos, garantindo nossa vitória como tetraprefeito. Não indiquei nenhum nome para compor a administração do Barbosa. O doutor Agajan e o Emerson fazem parte da equipe por escolha pessoal do Barbosa. Se eu fizesse indicações, acabaria me queimando com quem ficasse de fora. E também não teria independência para apoiar ou criticar o novo prefeito.

Existem conversas no bastidor, que falam de um possível afastamento político entre o Deputado e o Barbosa Neto. Isso de fato está ocorrendo?

Belinati. Existe afastamento um natural pelos cargos que ocupamos - Barbosa trabalha em Londrina e eu em Curitiba. Não fico rodeando o Barbosa para evitar que me confundam com papagaio de pirata (aquele que adora aparecer na foto ao lado de quem está no poder)

Qual a justificativa da Ministra Ellen Gracie (STF) ao transformou o Agravo de Instrumento (AI) em Recursos Extraordinário (RE)?

Belinati. Nosso recurso é defendido pelo ex-ministro do TSE Fernando Neves. Não li as razões que a ministra encontrou para acolher nosso recurso. A mesma ministra Ellen acolheu recurso da prefeita eleita de Santarém, Pará, impugnada, como eu, após ser eleita. No plenário, a prefeitura ganhou o recurso por 8 x1 e já foi empossada.

Na analise de seus advogados foi favorável transformar o AI em RE?

Belinati. O desejo nosso é de votação do mérito do recurso e não a busca de liminar, que se concedida, tomaríamos posse como prefeito sem a certeza de poder cumprir totalmente o mandato. Liminar não seria bom nem pra mim, nem pro Barbosa, e, principalmente para Londrina.

Pra quando ficou marcada a data para a analise do recurso?

Belinati. Por intuição acredito que o julgamento final ocorra no fim do ano.

Há esperança de muitos amigos e correligionários, de que o senhor seja levado à cadeira de prefeito novamente. O deputado nutre a mesma esperança, ou apenas cumpre com as formalidades partidária?

Belinati. Nossa vitória foi maravilhosa. Não houve nenhuma acusação de compra de votos ou de violação das leis eleitorais durante nossa campanha. Jogamos limpo. Infelizmente armaram um “tapetão”, um golpe sujo contra os londrinenses. Tiraram do fundo do baú um convênio de 1999 para justificar o que aprontaram. Sempre acreditei que ao final sempre prevalece a justiça, daí a nossa confiança no Supremo Tribunal Federal.

No caso de sua vitória no STF é possível que haja outro embate judicial provocado pelo atual prefeito na tentativa de se manter no cargo?

Belinati. Quando o plenário do Supremo julgar nosso recurso, a decisão será final. Quem perder não terá mais portas para recorrer. Será o fim de uma triste novela que feriu a democracia.

O Deputado e o Barbosa já falaram sobre a possibilidade da confirmação da sua vitória nas urnas em 2008 dada pelo STF?

Belinati. Em entrevistas anteriores, o Barbosa reconheceu que o prefeito legitimamente eleito foi Antonio Belinati. Mesmo discordando da convocação do 3º turno, entendo que a vitória do Barbosa também foi legítima e que ele venceu o 3º por seus méritos e propostas sociais. Enquanto não foi finalizado o julgamento de Brasília, devemos torcer para que o Barbosa seja feliz na árdua missão de administrar Londrina.

Obrigado Deputado Antônio Casemiro Belinati pela entrevista.

Por Soraya Garcia