quinta-feira, 6 de maio de 2010

DEGRAVAÇÃO DO DISCURSO DE SERA EM SANTA CATARINA


O pré-candidato a presidência, José Serra (PSDB) foi acusado essa semana no Blog do Nassif de haver comparado os fumantes com ateus em um discurso que fez à comunidade evangélica em Santa Catarina. Pois é, mas não foi nada disso que aconteceu.
Confiram a degravação do discurso na íntegra. No único trecho onde ele fala de cigarro e fumante, diz:
“Me lembro de uma outra citação de Cristo, agora que João dizer que o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, eu vim – diz Jesus – para que tenham vida e tenham essa vida em abundância. O que significa isso? Que não se trata através das nossas ações apenas de prolongar a vida. Trata-se de ter qualidade de vida. Isso é fundamental. É preciso viver e é preciso viver bem e cada vez melhor. Essa é uma mensagem de Jesus Cristo. E olha, o trabalho que os missionários fazem está voltado a essa direção: para as crianças, para os idosos, para todas as pessoas, que vivam através de [ininteligível] assistência médica, mas que vivam melhor.
Este para mim sempre foi um princípio de vida, na vida privada e na vida pública. Me lembro quando fui ministro da Saúde, ou agora como governador de São Paulo. Nós combatemos o tabagismo, o cigarro. Por quê? Porque faz mal a saúde. Mas eu dizia: ‘Não é apenas para prolongar a vida das pessoas, é para que tenham uma melhor qualidade de vida, porque aquele que fuma, quando fica doente por causa disso, fica às vezes anos com problemas de saúde, inclusive problemas de paralisia, não pode andar, sofre com doenças do pulmão’. Ou seja, vive, mas vive mal.”