quarta-feira, 20 de maio de 2009

CASO AMANDA ROSSI

AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO É RECHEADA POR CONFUSÕES

O suspense somente aumenta em torno do assassinato Amanda Rossi que ocorreu em 29 de outubro de 2007, durante um evento de dança realizado na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.  O caso da estudante de Educação Física, o qual seu corpo foi encontrado pelo zelador da universidade dentro da casa de máquinas do campus, unidade Piza, teve mais um capítulo surpreendente.

Na audiência de instrução do processo que se iniciou na segunda-feira (18) e foi interrompida por volta da hora do almoço e retomada nesta quarta-feira (20), as 8hs30min, já começou conturbada. A juíza da 1ª Vara Criminal de Londrina, Drª. Elizabeth Kather, ordenou que fosse “recobertos” com papel escuro todas as portas e janelas do Tribunal do Júri. 

O processo corre sobre segredo de justiça, porém os motivos que levaram a impetração do instrumento legal, não foram divulgados. O Código de Processo Penal termina que a ação criminal seja pública, salvo os casos em que ocorrer constrangimento e difamação da vítima, estupro ou envolvimento de menor imputável.

Outro fato que surpreendeu inclusive a família de Amanda foi à proibição da entrada da mãe, Maria Francisca Rossi, na sala de audiência nesta quarta-feira (20).

Foram ouvidas 15 pessoas ao todo durante os dois dias de audiência, entre testemunhas de acusação e defesa, incluindo os três acusados de participar do crime e que encontram-se presos desde 22 de dezembro de 2008, são eles: Luiz Vieira Rocha (34 anos), Allan Aparecido Henrique (29 anos) e Dayane Azevedo (24 anos).

Nos trabalhos desta quarta (20), um pouco antes da pausa para o almoço a ré Dayane, começou a falar alto onde foi possível escutar Ela dizer aos outros acusados, “Assume, meu! Assume a parte de vocês. Não vem com essa de inocente”.

Outro fato que movimentou o tribunal foi o pedido de prisão feito pela Promotora Suzana Lacerda contra uma das testemunhas de defesa e que foi concedida pela juíza, Elizabeth Kather. A promotoria alegou para tanto que Rodrigo Henrique do Nascimento prestou falso testemunho durante a audiência de instrução. Rodrigo é apontado pela ré, Dayane Azevedo, ser a pessoa que deu fuga aos acusados, porém o rapaz nega, “Provei que meu carro não estava andando e que estava sem motor. Esse povo acha que e estou mentindo”, e disparou uma acusação, “Eles querem achar alguém pra acusar, pra poder livrar o nome da outra (...) que tem muito dinheiro. Como sou pobre me f(...)”. O rapaz é amigo desde criança dos outros dois acusados, Allan Aparecido e Luiz Rocha. Ele foi encaminhado ao 4º Distrito Policial para que fosse lavrado o auto de prisão.

Quando estava acabando os trabalhos, mas um fato relevante ocorreu, o nome da mandante foi revelado por uma das testemunhas de acusação. Trata-se de uma professora na cidade de Londrina que segundo a testemunha mantinha um relacionamento estreito com a vítima. O revelação foi levado ao conhecimento da imprensa pelo advogado dos acusados, Dr. Laércio Luz. A mandante foi arrolada como testemunha de defesa por parte de um dos acusados de haver matado Amanda, porém a mesma não compareceu audiência de instrução.

Os trabalhos serão retomados em 3 junho, próximo, onde serão escutadas as outras 11 testemunhas restantes. 

NOTA DESTA BLOGUEIRA

Nada neste mundo justifica uma perda, quando mais a perca de uma menina tão linda, tão cheia de vida, tão cheia de sonhos e tão cheia de amor, família e amigos, como era Amanda Rossi. Lugar de assassino é na cadeia, de mandante é na pirsão e de filho é dormindo em casa. 

Amanda era o coração e a vida de seus pais, foi atraída para a morte e não pode se defender, pior, o morta por motivo mais que torpe. Linda como só Ela era, Amanda foi morta pela INVEJA - um dos maiores pecados capitais -, de uma pessoa infeliz, fracassada e egoísta que não conseguia viver ao ver a linda menina ser feliz.

Amanda, onde estiveres, saiba que aqui existem muitas, milhares de pessoas oram para que seja feita justiça e que assim, por fim, você possa "Descansar em Paz".

Que Deus tenha piedades de nossas almas e que tenha Amanda em excelente lugar.

AMÉM!

TRIP ASSUSTA E AZUL NÃO VEM MAIS

A empresa AZUL Linhas Aéreas que havia anunciado no dia 15 de abril, ainda na gestão interina de José Roque Neto (PTB) que passaria a operar em Londrina a partir de maio, mudou seus planos de voo. Nesta terça-feira (18) decidiu desembarcar em Maringá, cidade que fica a 100 km de Londrina, no Noroeste do Paraná.

Procurados por nossa reportagem, fomos atendidos por Adalberto Febeliano, diretor de relações institucionais da empresa. Febeliano repetiu o que já havia dito aos jornais da cidade, “Por uma questão mercadológica, a direção da empresa resolveu mudar sua operação para a cidade de Maringá”, e justificou  “Todo mundo que está no Oeste tem que passar por Maringá para ir a Londrina. A cidade em que vamos operar é coletora natural de pessoas”, justificou.

A empresa foi o `az’ na manga de Barbosa Neto (PDT). Logo após a confirmação de sua vitória no 3º Turno, em 9 de abril o novo prefeito em entrevista coletiva anunciou a vinda da Azul Linhas Aéreas, o mesmo estava acompanhado vice-presidente operacional da Azul, comandante Miguel Dau que confirmou e explicou, “A princípio definimos essa data, mas ainda aguardamos a liberação oficial da Anac. Acredito que dentro de 15 dias teremos o documento, por isso já estamos nos preparando para iniciar as operações. Serão dois voos diários para o aeroporto Viracopos, em Campinas (SP), um pela manhã e um no final da tarde”.  A empresa antecipava sua vinda em ano, pois era previsto o início das operações apenas em 2010.

O anuncio da desistência da Azul em operar no mercado londrinense veio logo após a confirmação da inclusão de quatro novas rotas de voos que entrarão em operação a partir de junho pela empresa TRIP Linhas Aéreas, que está na cidade há cerca de 10 anos. Conforme o diretor de marketing da Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula afirmou, As novas rotas devem ser de Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Londrina e Rio de Janeiro (ida e volta) e Rio de Janeiro, Curitiba, Londrina, Cuiabá e Manaus (ida e volta), totalizando quatro novas operações (pousos e decolagens), as rotas e já se encontram autorizadas pela ANAC (Agência Nacional de Avião Civil)”.