quinta-feira, 2 de julho de 2009

CONCESSIONÁRIAS TERÃO QUE PLANTAR ÁRVORES

Foi aprovado na primeira votação, por unanimidade, no fim da tarde desta quinta-feira (02/07), durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Londrina, o projeto de lei nº 66/2009 do edil Rodrigo Gouvêa, que obrigará as concessionárias de automóveis plantarem árvores para a mitigação do efeito estufa.

O projeto prevê que a cada unidade de veículo que for vendida pelas concessionárias de Londrina deverá acontecer o plantio de uma árvore e, assim as áreas de fundo de vale e demais regiões que foram desmatadas, sejam recuperadas mais rapidamente, além de contribuir com novas mudas na substituição de podas executadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).

O projeto ainda prevê emissão de créditos de carbono as revendedoras e concessionárias de veículos automotores.

Hoje uma muda de árvore de espécie nativa pode custar até R$ 3 mil e levar mais de três anos para ser reintroduzida no meio ambiente. O Viveiro Municipal de Londrina vem enfrentando há anos dificuldades financeiras. Em novembro de 2007, por iniciativa dos próprios funcionários e por ajuda de alguns ambientalistas o Viveiro Municipal conseguiu construir uma estufa maior com matérias reciclado (garrafas pet e restos de construções), mas apesar de todos os esforços, o Viveiro sempre está precisando de adubos, cânulas, berçários de mudas e o material plástico para a confecção do rocambole que transporte em segurança às mudas até a área da sua introdução definitiva.

Informações preliminares dão conta de que a iniciativa é impar no Brasil.

Em contato com o advogado ambientalista da Ong Peroba Rosa, que mantém um viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica e das florestas de Lauráceas, predominante no Paraná, José Ricardo Maruch de Castilho, “não sei se existe em nenhum lugar do Brasil, ou mesmo do mundo, uma lei que obrigue as concessionárias de veículos automotivos a patrocinar o plantio ou a reintrodução de mudas de árvores no meio ambiente”, afirma.

O projeto irá para a segunda votação na próxima terça-feira (07/07), se aprovado seguirá para a sanção do prefeito Barbosa Neto (PDT).