quinta-feira, 16 de abril de 2009

CAMPANHA SEM FIM

Com o termino do 3º Turno em Londrina e com a posse definida do novo prefeito eleito, todas as atenções dos políticos da cidade estão direcionadas a Assembleia e a Câmara Federal.

 

Londrina acabou de passa por um momento suigeneres na sua história, talvez, não se repita nunca mais. Com ininterruptos dez meses de campanha oficial, seus cidadãos nem descansaram dos discursos políticos e da desgastante eleição complementar, nos corredores do poder já estão falando em campanha, discursos e eleição, só que agora com foco em 2010.

Começou a circular lista de candidatos para os cargos de deputados(as) federais e estaduais na cidade. Entram em discussão coalizões, acordos e alianças.

Os nomes com candidatura confirmada para Estadual 2010 são, do ex-vereador e atual secretário de gestão do governo interino, o médico Dr. Tercílio Turini (PPS); do diretor de Participações da Sercomtel e ex-candidato à vice-prefeito de Elza Correa em 2004, Leonilson Jaqueta (PMDB); o Prefeito Interino e Presidente da Câmara Pe. José Roque Neto (PTB); a atual diretora da Região Metropolitana de Londrina e ex-deputada estadual, Elza Correia (PMDB); o secretário de Saúde, o médico-sanitarista Dr.Gilberto Martin; ex-diretor CMTU, Álvaro Grotti Júnior (PT); o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Londrina - Sindserv, Marcelo Urbaneja (PTdoB); diretor do IDEL (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Paulo Muniz (PTB); o ex-vereador flagrado com 9.900 reais pela GAECO (grupo de repressão ao crime organizado do MP), supostamente dinheiro de pagamento de propina, no que veio ser chamado Escândalo da Câmara, entre janeiro e maio de 2008, Henrique Barros (sem partido); o ex-vereador condenado em 1ª estância por publicação de material de campanha com o dinheiro da autarquia que gerência o trânsito e o lixo urbano,  a antiga COMUR (hoje, CMTU) e sendo investigado pelo possível envolvimento no esquema de propina a vereadores, Sidney de Souza (PTB); além é clara de metade da Câmara de Vereadores recém eleita e quase todos os atuais deputados estaduais.

Na lista de pleiteantes a uma vaga na Câmara Federal constam todos os já deputados federais por Londrina, Luiz Carlos Hauly (PSDB), Alex Canziani (PTB) e André Vargas (PT), como também pensam em alçar voos maiores, os deputados Luiz Eduardo Cheida (PMDB); o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PT) e o ex-prefeito Nedson Luiz Micheleti (PT); o agricultor e compadre do Governador, José Faraco (PV); pois, com a eleição de Barbosa Neto (PDT) para prefeito deixou certa uma vaga aberta, naturalmente ocupada por londrinenses na Câmara em Brasília. Outros nomes estão sendo cogitados para vaga, exemplo o nome da irmã do secretário particular de LULA, a secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes (PT) e do presidente do PV de Londrina, o ex-presidente no governo Belinati (PP) da extinta COMURB, entre 1998 e 2000, o advogado Marcos Colli.

Outro nome que temporariamente estaria confirmado para disputa, mais esta é para o Governo do Estado, é o do Senador por Londrina, Álvaro Dias (PSDB).

O que de certo se registra na cidade é todo o movimento fervilhando nos bastidores e nos hotéis tradicionalmente palco das hospedagens de figuras políticas de nível e peso nacional, como, também das acaloradas discussões que por vezes adentram as madrugadas londrinenses.

PARA 49º EXPOLONDIRNA A CRISE NÀO CEGOU!

EXPOLONDRINA, O BALANÇO

Segundo O Pres. da Sociedade Rural do Paraná, Alexandre Kireff, a 49º Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, teve realmente excelentes resultados, 5,6% há mais de visitantes que o ano passado e o rendimento cresceram 1,99% em comparação ao ano anterior. Apenas a casa de leilão que não teve o mesmo desempenho, já que neste ano os leilões tiveram uma abertura mais comercial, menos elitista. Tanto é verdade que o ano passado houve a surpreendente venda de uma vaca nelore por R$ 1.400.000,00, essa valor além de ter causado frisson na época, foi impactante no resultado final dos valores arrecadados.  Porém a diversidade marcou a casa de leilões este ano, incluído o primeiro leilões de jumentos da Rural.


 DE NOME NOVO

Em 2010 a ExpoLondrina comemorará 50 anos, e com a inclusão este ano do FILO dando um ar mais lúdico e lírico com as várias apresentações de teatro e música pelas ruas do Parque Ney Braga. Para o ano, o nome passará a ser, EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL AGROPECUÁRIA, INDUSTRIAL E CULTURAL DE LONDRINA.  A participação cultural foi neste ano o diferencial, o público aprovou e o Filo vai ficar até no nome da Expo.