quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ENTRESVISTA EXCLUSIVA PORTAL "IG"

Chico de Oliveira: 'Reforma política é perfumaria'

Ao iG, sociólogo e ex-petista diz haver crise de representatividade dos partidos em todo o mundo, mas diz que reforma não resolve


Para Chico de Oliveira, tese de que há nova classe
média no Brasil é apenas propaganda do governo
Ex-petista e ex-colaborador direto do então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, o sociólogo Chico Oliveira, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), foi um dos primeiros intelectuais de esquerda a se desencantar com o governo petista, ainda nos primeiros meses de 2003.
Agora Oliveira, que disse usar o pessimismo como metodologia de trabalho, demonstra o mesmo desalento com uma das principais bandeiras deste início de governo Dilma Rousseff, a reforma política. “É perfumaria, coisa de quem não tem o que fazer”, disse. Para Oliveira, não há como consertar com um pacote de leis a cultura política forjada em séculos de desmandos e corrupção. “É preciso uma longa sedimentação”, afirmou.
Leia os principais trechos da entrevista concedida por Oliveira ao iG no hall do prédio onde mora, no bairro da Lapa, na capital paulista.

Irani Pereira foi encontrado morto

Segundo informação de amigos, agências e portais de notícias o irmão do deputado estadual Reni Pereira, atual vice-presidente do PSB do Paraná foi encontrado morto na cidade de Corbélia, cerca de 25Km de Cascavel. Irani foi candidato a deputado federal por Foz do Iguaçu

Veja abaixo a informação postado no portalhttp://www.cbnfoz.com.br/2011/02/08/irani-pereira-irmao-do-deputado-reni-e-encontrado-morto/.

Plantão – 20h25: Foi encontrado morto, no início da noite desta terça-feira, o empresário Irani Pereira, irmão do deputado estadual de Foz do Iguaçu, Reni Pereira.

Informações preliminares, apuradas há instantes pela equipe de reportagem da CBN Foz, dão conta de que o corpo foi achado na cidade de Corbélia, por policiais da delegacia local da Polícia Civil.

Agentes da 15ª Subdivisão Policial, de Cascavel, deslocam-se neste momento ao local em que o corpo de Irani Pereira foi encontrado morto sem os documentos pessoais, juntamente com sua caminhonete, no município de Corbélia, a cerca de 25 quilômetros de Cascavel.

O crime teria ocorrido de madrugada, porém, o corpo foi encontrado apenas por volta das 19h e a confirmação da identidade veio pouco antes das oito da noite.

Inicialmente, três linhas de investigação são apuradas. A primeira delas é de latrocínio, assalto seguido de morte;  a segunda, de que um funcionário da pedreira administrada pela família na cidade de Corbélia teria sido o autor do crime; e, a terceira, uma tentativa de intimidação ao seu irmão, o deputado Reni Pereira, segundo-secretário da mesa-executiva da Assembleia Legislativa.

Nas eleições de 2010, Irani Pereira foi candidato a deputado federal pelo PSB, tendo recebido 19.156 votos. Mais informações, ao longo da programação da CBN.

Guilherme Wojciechowski.

"O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora".