domingo, 28 de junho de 2009

PREFEITO PODERÁ PROIBIR AGLOMERAÇÕES

Será votado terça-feira (30/06) o Projeto de Lei nº 204/2009, de autoria do vereador Joel Garcia (PDT), líder do prefeito na Câmara. O projeto se aprovado dará poderes ao prefeito Barbosa Neto (PDT) de impedir as aglomerações publicas caso ache necessário.

O Secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martim, diz que medidas como essa tem que ser tomada de forma técnica e tem que ser feita uma analise precedente a ação, no caso de comprovada a necessidade, ai sim, uma atitude impedindo a aglomeração publica poderá ser tomada.

O vereador disse ter baseado o seu projeto nos atos tomados pela UEL para conter a proliferação da doença. Ainda segundo Joel Garcia, o projeto dá poderes ao prefeito de proibir, na hora que ele achar necessário, as aglomerações publicas e que a decisão deverá ser tomada juntamente com o Secretário de Saúde Municipal e a Vigilância Sanitária.

Em Londrina as atividades da Universidade Estadual e de um grande colégio no centro da cidade foram suspensas. No caso da escola particular, as férias dos alunos da educação infantil e do ensino básico foram antecipadas e começaram na quinta-feira (25/06) e se estenderá até final de julho.

Segundo o conteúdo da página na Internet do Ministério da Saúde, não é necessário alarmismos, pois ainda a INFLUENZA A (H1N1) vem se apresentando apenas em pessoas que estão chegando dos países que apresentam grandes números de casos, como Chile e Argentina.

A pandemia provocada pelo vírus H1N1, chamado popularmente de Gripe Suína, já fez até hoje mais de 60 mil contaminados em todo mundo e o índice de óbitos não é superior a 0,4% dos contaminados.

No Brasil os casos pularam de 477 notificações até à tarde desta sexta-feira (26/06), para 627 casos confirmados até a manhã deste domingo (28/06), com o primeiro óbito confirmado em decorrência do vírus H1N1, o paciente veio da Argentina e morreu na manhã deste domingo em Porto Alegre (RS). Hoje, no mundo, são 114 países, com 71.320 casos confirmados da doença e 320 óbitos.

O Paraná teve até às 12 horas do sábado 21 casos confirmados da doença, pulando de 15 para 21 em menos de 12 horas.

Em Londrina foi confirmado na noite desta sexta-feira (26/06) o caso de um rapaz que veio do Chile portando o vírus. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Agajan De Bredossian, “o rapaz encontrasse em isolamento e está sendo monitorado. Ele quando chegou do Chile não veio direto para Londrina, passou por outras cidades antes de chegar aqui e apresentar os sintomas da gripe e procurar a unidade de saúde”.

Outro caso foi confirmado em Apucarana, cidade a 56 quilômetros de Londrina, também de um homem de 26 anos, que teria visitado a Argentina.

Até o momento a UEL em Londrina tem suspeita de que duas mulheres estão contaminadas com o vírus, os resultados saíram na tarde desta segunda-feira (29/06). Durante à tarde desta sexta-feira (26/06), outros pessoas que tiveram contato com a estudante paulista que estava com o vírus H1N1, começaram a apresentar sintomas de uma gripe forte. Todos estão isolados e sendo monitorados. Exames de sangue foram coletados para analise.