sábado, 15 de janeiro de 2011

Novo mapa do Centro Knight revela estado do acesso a informações públicas na América Latina




Num momento em que o vazamento de informações pelo WikiLeaks vem gerando debates sobre o direito de saber e a transparência governamental, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas publica um mapa revelando a situação das leis de acesso à informação pública na América Latina.
O mapa do blog Jornalismo nas Américas compila informações sobre as normas em cada país e sua efetividade. Ele mostra por exemplo que, em dezembro, El Salvador se tornou o mais novo país no continente a aprovar uma lei de acesso a informações públicas. Enquanto isso, países como Costa Rica, Brasil e Cuba continuam sem uma lei específica que regulamente o direito de acesso a informação.
Este mapa é o mais recente de uma série de projetos especiais do Centro Knight, que incluem um perfil no Twitter sobre liberdade de expressão nas redes sociais, um mapa sobre ameaças a jornalistas e meios de comunicação no México e um mapa sobre a censura eleitoral no Brasil.


Congresso em Foco denúncia: "91 deputados passaram o equivalente a um ano do mandato parlamentar longe do plenário"


Em toda a legislatura, 91 deputados passaram o equivalente a um ano do mandato parlamentar longe do plenário. De acordo com levantamento do Congresso em Foco, esses parlamentares faltaram a 105 dos 422 dias com sessões reservadas a votação, realizadas nos últimos quatro anos. Ou seja, deixaram de comparecer a um quarto dos dias destinados à apreciação de projetos e outras proposições. 


Como mostrou este site, apenas um deputado esteve presente em todas as sessões deliberativas: Carlos Manato (PDT-ES). Dos dez que mais acumularam faltas, em números absolutos, três faltaram a mais da metade das sessões. A lista dos dez menos assíduos é encabeçada pelos deputados Nice Lobão (DEM-MA), Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou em novembro, Vadão Gomes (PP-SP), Ciro Gomes (PSB-CE) e Marina Magessi (PPS-RJ).