sexta-feira, 10 de julho de 2009

BARBOSA PERDE SEU LÍDER NA CÂMARA


O Líder do Governo Barbosa Neto na Câmara, o também pedetista Joel Garcia deixou no fim da tarde de hoje (10/07), de ser Líder. Joel entregou a função por não conseguir falar com o prefeito e por ter entrado em choque com Fernando Kireff, presidente da Sercomtel e líder da comitiva que levou Barbosa a um passeio pela Europa. O motivo do desentendimento de Joel e Kireff teria sido a declaração do presidente da empresa de telefonia local, alegando que a mesma, “não tem vocação para telefonia”, isso irritou Joel Garcia que contra atacou com dados históricos, “A cidade de Londrina através da sua empresa de telefonia local, SERCOMTEL, foi umas das primeiras cidades no Brasil a fazer uso da Telefonia Celular, da Internet discada e em seguida da ADSL, chamada também de Banda Larga. Como o Fernando Kireff pode dizer que Londrina com a sua Sercomtel não tem vocação para telefonia, isso é uma sandice, isso é um absurdo há ser dito. Esse senhor se diz ainda Presidente da Sercomtel”.

O vereador Roberto Fú, também do PDT, até momento nega que será o novo líder do Governo Barbosa na Câmara de Vereadores de Londrina. Fú declinou do primeiro convite, diz não querer o cargo nem pagando.

Com as últimas declarações do prefeito e dos seus escolhidos diretores da CMTU, onde dão a subentender que houve uso da má fé por parte dos membros da Comissão Especial de Investigação da Tarifa do Transporte Coletivo de Londrina, CEI da Planilha, na elaboração do valor que deveria custar o ônibus no município, esquentou mais a discussão, fomentada pela imprensa local que tem jogado bastante lenha na fogueira.

Joel Garcia é presidente da CEI da Planilha e da CCJ da Câmara e vinha defendendo com unhas e dentes o prefeito. Tanto é vredade que conseguiu aprovar 20 projetos de lei do executivo municipal em tempo recorde, 2 meses e meio de trabalho de Barbosa à frente do cargo.

Um fato que pode haver contribuído para o desgosto de Joel como líder de Barbosa na Câmara, são as inúmeras insinuações de membros ocupantes do prédio da Prefeitura, que alegavam quando Joel descordava de alguma atitude de Barbosa Neto, “ele está querendo um cargo”. Mas Joel Garcia declarou no fim desta tarde de sexta-feira (10/07) de muita chuva e frio, “Nunca quis cargo. Se eu quisesse cargo não teria aceitado ser líder do Governo e teria feito de tudo pra barrar os projetos de lei do prefeito com o intuito de chamá-lo pra mesa de negociações. Mas bem, fiz é defendê-lo quase que o tempo todo. O que não acho certo é o prefeito chegar da Europa, não recebera comissão da CEI da Planilha e sair disparando seu discurso sem antes ter analisado os dados a nós entregue. Ninguém aqui tem culpa se as empresas omitiram 240 funcionários e 10 ônibus”.

A situação de Barbosa Neto neste momento é delicada, pois faziam parte da CEI da Planilha metade dos edis londrinenses, que amanheceram nesta sexta-feira (10/07) com a imagem arranhada pelas declarações feitas por Barbosa, Lindomar Mota (diretor geral CMTU) e Wilson de Jesus (diretor de transporte da CMTU).

A coisa não vai nada bem para o prefeito, porque a guerra apenas começou. Se antes Barbosa não queria distribuir cargos, pra acalmar os ânimos terá que abrir as porta, caso o contrário ficará impossível de governar.

BARBOSA NETO PROMETE ANTENDER A WARTA EM 3 ANOS

Isso é o que o Prefeito de Londrina promete, que em três anos poderá atender as reivindicações da população da Warta, tipo um distrito de Londrina. Porém como fazer isso? Através dos melhores projetos a serem escolhidos por uma comissão, já que não há orçamento para tanto.

Pois bem, está tudo muito lindo, está tudo muito bom!

O que o prefeito esqueceu de comentar é que pode ser que daqui a 3 anos ele nem seja mais prefeito, quem sabe daqui a 8 meses, porque existe o recurso de Belinati sendo analisado pelo STF. A Casa Suprema Justiça deste país tem revertido quase todas as decisões da vizinha estância suprema das leis eleitorais, TSE.

Então neste momento, todas as promessas podem ser vãs, a cidade está novamente nas mãos dos ministros das leis brasileiras.

O melhor mesmo para os munícipes é esperar os novos desdobramentos.

CEI DA PLANILHA PODE HAVER COMETIDO ERRO?

Segundo declarações do diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito Urbano de Londrina (CMTU), a segunda maior cidade do Paraná e a maior da região norte do estado, a Comissão Especial de Investigação da Tarifa do Transporte Coletivo - CEI da Planilha - cometeu alguns erros de cálculo. Para Lindomar Mota (CMTU) e seu diretor de transporte, Wilson de Jesus, os vereadores londrinenses haveria cometido o erro de não calcular 240 funcionários que dariam um impacto na tarifa do transporte coletivo em R$ 0,17, como estaria faltando no mesmo cálculo 10 ônibus que fazem parte da frota das duas concessionárias habilitadas no município, Francovig e Transporte Coletivo Grande Londrina (TCGL), a última detentora demais de 80% das linhas.

“O fato de haver 339 ônibus fazendo o transporte urbano de passageiros ao invés de 329 como está no relatório da CEI da Planilha da Câmara dos Vereadores, causa uma distorção, onde deixa de ser computado R$ 0,06 no valor final da tarifa”, afirmou Lindomar Mota.

O diretor da CMTU apontou, segundo ele afirma, outros erros de cálculo cometidos pela CEI da Planilha, como o valor dos pneus, que para Lindomar estariam equivocados, já que a comissão apresentou valores de cotação referente a três tipos de pneus, mas as empresas de ônibus de Londrina utilizam-se apenas uma qualidade, o de marca mais cara.

Ainda para Lindomar Mota e Wilson de Jesus, existem outros erros de cálculo cometidos pela comissão que faz parte da CEI da Planilha. “A tarifa não pode ser hoje de R$ 1,99, pois há 42 meses a mesma não sofre reajustes. Se formos calcular os R$ 0,06 dos 10 ônibus que foram omitidos dos cálculos da planilha feita pela comissão e os R$ 0,17 do 240 funcionários que faltam ser adicionados a este cálculo final, a tarifa de transporte coletivo tem que no mínimo custar R$ 2,22 e, não os atuais R$ 2,00”, afirmou Lindomar.

Em entrevista concedida pelo prefeito Barbosa Neto (PDT) ao jornal Folha de Londrina na manhã desta sexta-feira (10/07), indagado sobre a possibilidade de ter os vereadores da CEI da Planilha de ter agido de má fé, o prefeito respondeu, “Não acho que estejam agindo politicamente; são pessoas responsáveis”. O prefeito ainda ressaltou que por causa do aumento da tarifa, no passado já houve até a morte de um rapaz, “Por mim eu não aumentaria o valor da tarifa, mas temos que ser responsáveis, não podemos jogar para a torcida”, comentou Barbosa.

DOS LUCROS

A exemplo dos valores sobre o lucro final das empresas apontado pela CEI Planilha, a TCGL do grupo que faz parte a GOL linhas Aéreas, teve os seus lucros reais em linha de crescimento constante, fato admitido pela própria empresa. Em 2006 foram R$ 770 mil de lucro líquido (1,08%), no ano 2007 mais R$ 1,5 milhão (2%) e, em 2008 o lucro líquido real da TCGL ficou em R$ 2,4 milhões (3,28%)

Apesar da diminuição este ano no valor do óleo diesel, que saiu dos R$ 1,84 para R$ 1,68 e do preço do pneu ter ficado em média 10% mais barato, para Lindomar Mota, diretor da CMTU, “Não acho que 3% de lucro para uma empresa seja razoável, afinal ela teve em 2008 faturamento de R$ 75 milhões”.


(**) Alguns dos dados deste material foram extraídos do Jornal Folha de Londrina, outros foram consultados na própria CMTU e com os gabinetes dos vereadores que fazem parte da comissão de investigação da Câmara de Londrina.