domingo, 19 de abril de 2009

HOMERO BARBOSA NETO, O NOVO PREFEITO DE LONDRINA


Gentil e carismático, com uma história meteórica no cenário paranaense. É sem dúvida uma das figuras mais polêmicas dos últimos tempos na cidade e, considerado por muitos o novo POP STAR da política londrinense.

Em meio talvez, do mais controverso e turbulento capítulo da história de Londrina, a segunda maior cidade do Paraná e a quarta do Sul do País. Homero Barbosa Neto, o rapaz pobre de Santa Rita do Passa Quatro (SP), que veio ainda menino para cidade, chega ao poder em 3º Turno, depois da impugnação confirmada pelo TSE 48 horas após o encerramento das urnas do 2º Turno Eleitoral de 2008, pondo um fim ao sonho de Antônio Casemiro Belinati (PP) ser tetra prefeito.

Barbosa Neto nasceu em 19 de setembro de 1966, hoje com 42 anos. Formou-se em Jornalismo pela UEL (1985-1989), sendo honoris causas.

Dono de uma voz marcante começou sua carreira como radialista esportivo, mas rapidamente passou a apresentar diversos programas TV em Londrina, nas áreas, policial e de entretenimento, o que acabou sendo o diferencial decisivo no seu próximo passo, a carreira política.

No início da sua vida jornalística fez a abertura de vários comícios de Antônio Belinati, com quem mais tarde acabou se desentendendo, mas no desenrolar desta eleição 2008-2009 se reaproximaram.

Foi assessor do ex-deputado José Janene (PP), fato que persegue Barbosa até os dias de hoje apesar de sua bem consolidada carreira política.

Uma das características marcantes em Barbosa Neto é a capacidade em arrebanhar multidões para ver e ouvi-lo falar, fato que garante a Ele o merecido título de Pop Star da política.

Barbosa Neto foi eleito prefeito de Londrina em turno complementar com 135.507 dos votos válidos (54,12%,) num embate bastante acirrado com o também deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), que recebeu 114.867 dos votos válidos (45,88%).


Em entrevista dada com exclusidade a Soraya Garcia, hoje correspondente da Gazeta do Paraná, vamos obter respostas do novo chefe do executivo de Londrina para as perguntas que nos intrigam: - Quem realmente é Barbosa? O que deseja? Como pretende resgatar a estima do cidadão londrinense que anda em baixa há uma década, devido aos sucessivos escândalos envolvendo seus políticos? E quem sabe, descobrir aonde ele ainda quer chegar?


Com uma carreira de apresentador consolidada. Quais foram fatores que levaram homem Barbosa Neto a envereda-se pelo caminho da política? Sonho ou acaso?

BARBOSA. – Ao contrário de muitos políticos que compram espaço em meios de comunicação pra serem candidatos a cargos públicos, eu fiz do microfone a minha profissão. Lutei pra me formar em jornalismo pela UEL, sendo filho de
cabeleireira e pais separados, meu objetivo era ser bem-sucedido na carreira.  Jamais imaginava que seria candidato a alguma coisa. Apesar de ter me apaixonado pela biografia de Leonel Brizola e ter me filiado ao PDT, em 89 ainda na faculdade. Acabei trabalhando no rádio e na TV porque estudei pra isso. Mas, minha indignação com os fatos fez com que meu nome se tornasse uma opção pra mudar o quadro político de Londrina que não tinha renovação há muito tempo. "Ninguém muda o rumo de um barco estando fora dele”, diz o ditado. Creio que todos deveriam participar da vida pública, de uma forma ou de outra. Eu procuro fazer a diferença e os meus mandatos de deputado estadual e federal comprovam isto

 

Como foi ser surpreendido 48 horas após o termino da eleição normal em 2º Turno, com a notícia da impugnação de Antônio Casemiro Belinati (PP)?

BARBOSA. – Realmente, foi uma surpresa. Eu não imaginava que seria candidato novamente, pois, perdi a eleição no 1o. Turno por uma margem de menos de 1% pro segundo colocado, é verdade, mas fiquei de fora. Creio que foi algo
inédito no Brasil e ninguém esperava esta reviravolta.

 

O senhor recebeu no 3º Turno apoio dos quatro cantos do Paraná e do País. O senhor credita isso ao seu carisma ou a sua capacidade de articulação?

BARBOSA. – Como praticamente não havia eleição em nenhum outro lugar do país era natural que muitos se dirigissem à Londrina. Isto aconteceu comigo e com meu adversário. Eu agradeço a todos, pois, teve um membro da Juventude Socialista do PDT, de Fortaleza, que custeou sua vinda do próprio bolso e veio nos ajudar. Teve gente de vários lugares que fizeram o mesmo. Isto é gratificante e aumenta muito a nossa responsabilidade em fazer um grande mandato na Prefeitura da segunda maior cidade do Estado.

 

Como está sendo gerenciar esses apoios?

BARBOSA. – É muito difícil, mas o apadrinhamento político e interesses pessoais ou de grupos não podem ser maiores que o interesse público e o meu compromisso de governar para as pessoas que mais precisam. O meu compromisso é com a população de Londrina que me elegeu. Isto vai ficar claro ao longo das nossas ações à frente da Prefeitura. 

 

Como o senhor está encontrando o CAIXA da prefeitura? Notícias dão conta de que a situação não é das mais agradáveis.

BARBOSA. – As dívidas são muito grandes. Cohab, Ask, Sercomtel, CMTU, Caapsml e outros órgãos da Prefeitura estão com dívidas enormes. O primeiro desafio será equilibrar o caixa da Prefeitura e isto nós faremos com muita austeridade.

 

Logo após a confirmação da sua vitória, o senhor anúncio no dia seguinte o que nomeou de “Navalha na Carne", o corte no seu governo de 130 dos 180 cargos em comissão existente na prefeitura. Este ato é temporário, até que haja o equilíbrio das contas, ou continuado, até o fim do cumprimento da sua gestão?

BARBOSA. – Inicialmente, o que podemos fazer é adotar medidas de força e demonstrar que a Prefeitura não será um cabide de empregos. Primeiro, vamos governar com 50 cargos em comissão. O "Trem da Alegria" vai acabar. Isto vai permitir uma economia de R$ 3 milhões por ano dos cofres da Prefeitura. Depois disto, vamos aguardar um estudo técnico que vai direcionar as ações que adotaremos na Administração Pública pra diminuir os gastos e aumentar a arrecadação sem aumento de impostos, como prometi na campanha.

 

Com a reposição salarial dos servidores acumulada em 40% de perdas, com problemas em todas as áreas de responsabilidade do município, além dos altos índices de desemprego e a perda da capacidade geral de renda. Como cumprir com os projetos prometidos na suas duas etapas da sua campanha (1º e 3º Turnos)? Exemplos, escola integral, os viadutos e o hospital da zona oeste. Seria os Ministros que lhe apoiaram no 3º Turno, os que virão a disponibilizar os recursos financeiros necessários para a concretização dos projetos prometidos pelo senhor?

BARBOSA. – As dificuldades são grandes, mas irei cumprir com todos os compromissos que assumi na campanha. Vamos contar com a colaboração dos servidores e da população pra chegarmos ao nosso objetivo. Ninguém faz nada sozinho. Quero uma administração participativa e transparente. Isto vai resgatar a confiança do londrinense na Prefeitura e fazer com que haja um envolvimento de todos na construção de uma cidade mais justa e humana pra
todos. 

 

O senhor pretende aproximar a Câmara do Executivo, ou pretende manter o mesmo esquema de sempre, onde existe um interlocutor entre dois os poderes?

BARBOSA. – Quero ser o interlocutor direto com a Câmara. Quero participar das sessões e discutir cordialmente com os vereadores todos os projetos de interesse relevante pra nossa cidade. Quero uma parceria em benefício da cidade. Nossa relação, no que depender do prefeito Barbosa Neto, será a mais proveitosa possível pro município.

 

O que os seus secretários, colaboradores e os cidadãos poderão esperar do senhor, um chefe do tipo participativo-conjuntivo ou imperativo-positivo?

BARBOSA.Sou democrático e fui eleito pra trabalhar pela cidade. Não sei como me autodefinir. Rótulos ou marcas são. Na maioria das vezes, golpes de marketing. A população é quem deve julgar. Eu quero trabalhar mais do que qualquer outro prefeito já trabalhou pela cidade. Daqui uns meses, vocês terão a oportunidade de julgar o nosso trabalho. Tenho certeza que todos vão se surpreender de forma positiva com o nosso trabalho.

 

Quem verdadeiramente é Barbosa Neto? Quais são os sonhos que ainda deseja ver serem realizados?

BARBOSA. – Conforme eu disse anteriormente, fico constrangido de me autointitular isto ou aquilo. Quero trabalhar pelo povo simples e humilde de nossa cidade. Quando eu entregar o meu mandato vocês vão conhecer quem é o verdadeiro Barbosa Neto.