segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PARECE ATÉ PIADA, MAS NÃO É!


Sérgio Emílio Rodrigues(PMDB),presidente da câmara de vereadores de Guapirama, no Norte Pioneiro cancelou a sessão ordinária, que seria realizada na noite desta segunda-feira,dia cinco, para ir pescar.
O próprio presidente alegou essa "necessidade" na última sessão, semana passada.Neste fim de semana, vereadores da oposição denunciaram o caso ao npdiario, inconformados.
O mais revoltado é Adriano Lemes de Toledo do PSC, "as sessões são realizadas uma vez apenas por semana e ele ainda cancela para seu lazer? Isso é um absurdo, um abuso, um desrespeito contra a população", afirmou, indignado.
Rodrigues foi procurado para comentar sobre o assunto.Porém, estava pescando.


NOTA DESTA BLOGUEIRA:
Diante da notícia nem tem como tecer qualquer comentário, apenas ressaltar a frase celebre do jornalista e âncora de TV, Bóris Casoy, que perante a uma absurdo desses diria: ISSO É UMA VERGONHA!


"TÁ PIRIGANDO"

Hoje (5), em meio ao velório da ex-primeira dama de Londrina, ao super palanque ministerial e ao desfile de poderosos e figurões da política, como não poderia deixar de acontecer, um membro da Câmara Municipal, um vereador pra ser mais exata, roubou a atenção nos últimos segundo do turno complementar do jogo. Rodrigo Gouvêa (PRP) foi denunciado na tarde de sexta-feira (2), mas somente nesta segunda-feira (5) é que veio ao conhecimento publico o pedido de afastamento do edil. Porque será? Será a Síndrome do Complexo de Atenção de alguém?
Bem... a justiça tem 15 dias 'corridos' para pronunciar-se sobre o pedido de afastamento de Gouvêa, que é apontado pela Promotoria do Patrimonio Publico, através da figura de seu promotor titular, Renato de Castro Lima, de haver cometido o crime de corrupção passiva, por ter supostamente, pedido uns troquinhos para o engenheiro e construtor Maurício Costa, para que desse seu voto à favor da aprovação do projeto federal "Minha Casa, Minha Vida", que prevê a construção de 1 milhão de casas até o fim do Governo Lula, na tentativa insalubre de alavancar a candidatura à Presidência da Republica da Ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT). 
Ai... Jesus, quanta informação, par uma nota tão pequena!
Enfim, Costa não gostou e foi até o MP e plantou fixa. O MP investigou e meteu processo. Afinal, não era a primeira denúncia, tem aquela ainda da funcionária 'fantasma' e do funcionário ameaçado. Eu sei apenas é que Gouvêa está em bom português, FERRADO.
Vamos ver o que vai acontecer. Todo mundo apostou que o outro vereador, o tucano, que foi denunciado pelo MP seria cassado e expulso do partido e não foi. Paulo Arildo (PSDB) voltou ao seu gabinete, e a executiva local tucano deu apenas, UM PUXÃOZINHO DE ORELHA no vereador denunciado pelo crime de 'racha salário'.
O melhor a se fazer é esperar, esperar, esperar, esperar... Pois fora o tribunal local tem o TJ na capital, o STJ e TSE em Brasília, e ainda o último recurso, bem mais demorado, chamado STF lá mesmo na cabeceira daquele avião desgovernado que é Capital Federal da republica tupiniquim chamada amorosamente de BRASIL.  

GOMES TEMPORÃO ANUNCIA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS DE 35 UPAS

Gilberto Martim também esteve presente à solenidade, pois durante o evento o Ministro da Saúde, José Gomes Tempão anunciou a liberação de 23 milhões de reais à Santa Casa de Londrina, para dar-se o término da obra de ampliação do hospital que já dura mais de 10 anos.
Fora a tão esperada liberação da verba da Santa Casa, Temporão ainda anunciou que está liberando para Londrina e para todo o Estado do Paraná, repasses através da Corrente Líquida do SUS, que serão destinados a construção da chamada UPA - Unidades de Pronto Atendimento 24h. O Paraná será contemplado com 35 destas unidades espalhadas por todo o estado.
Em Londrina a primeira será instalada na Zona Oeste da cidade. Outras cidades deverão receber as UPA’s: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranavaí dentre outras ainda não confirmadas.

O QUE É A UPA?
Segundo o que está disponível na página do Ministério da Saúde as Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. Objetivando alcançar a maior abrangência possível nos territórios, além das UPA's, uma outra unidade está sendo contemplada neste momento - a Sala de Estabilização - que poderá ser alocada em municípios e regiões com pequeno porte populacional. 
Na primeira etapa já foram investidos pelo Ministério da Saúde R$ 188.850.000,00 na construção imediata de 123 Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h em todo território nacional. Até o final de 2010 estão previstas mais 377 unidades, totalizando 500 novas Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h em todo país, além de centenas de Salas de Estabilização (SE), cujo levantamento em curso apontará as prioridades. Simultaneamente, estão sendo acolhidos os projetos para reforma e adaptação de área física, objetivando o aproveitamento das unidades preexistentes. As unidades (UPA e SE) cujos projetos forem aprovados pelo Ministério da Saúde sejam elas novas ou preexistentes, farão jus também a receber 50% do custeio.

PALANQUE É MONATDO PARA RECEBER COMITIVA DE MINISTROS

Na manhã desta segunda-feira (5), um mega palanque foi montado em Londrina para receber Políticos e os ministros, da Casa Civil,  Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à presidência da República; da Saúde, José Gomes Temporão; das Cidades, Márcio Fortes (PP); e o também candidato e ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT).
A ministra Dilma veio para a assinatura de liberação de recursos oriundos do projeto pelo PAC do governo federal, “Minha Casa, Minha Vida”, que pretende até o fim do ano de 2010 ter construído 1 milhão de casas populares. Em Londrina foi liberado o financiamento para a construção de 2.156 casas. A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Gomes Coelho esteve presente na assinatura do convênio.

O montante liberado nesta primeira etapa foi de R$ 92 milhões para a construção das casas. Conforme a declaração do prefeito londrinense, anfitrião e aliado do governo, Homero Barbosa Neto (PDT), “Essas moradias vão ajudar a retirar famílias que moram em áreas de situação de risco, além de gerar mil empregos diretos. Nossa expectativa é alcançarmos o número de 10 mil casas construídas, com há ajuda do projeto”.
A ministra Dilma Rousseff fez um discurso de candidata, citando várias ações do governo federal, como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Luz para Todos, a COPA de 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016.
Dilma ainda comparou a assinatura do contrato para a construção das 2.156 casas com a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. Para a ministra, “A celebração de uma vitória pertence a cada um de nós brasileiros. Novamente, estamos defendo a mesma causa: a da emancipação dos brasileiros. E quando defendemos a mesma causa somos invencíveis”, disparou a Dilma.
Dilma Rousseff, disse que o governo do presidente Lula não ficará de braços cruzados esperando que sozinho o déficit habitacional seja resolvido e que, a assinatura do convênio desta segunda-feira em Londrina é mais um passo para o cumprimento da meta de 1 milhão de residências até o fim do seu mandato. “Essa também é uma vitória contra as pessoas contrárias a dar subsídio para a construção de casas para essa faixa de renda. Vamos colocar os recursos necessários para dar casa a quem precisa. Voltamos a investir na produção de residências, pois não há nada mais sagrado do que o lar”, disparou a Ministra.

O palanque de Dilma ficou pesado, cinco deputados federais paranaenses estiveram presentes André Vargas (PT), Alex Canziani (PTB), Ricardo Barros (PP), Ratinho Junior (PSC) e Wilson Picler (PDT).  Osmar Dias, senador pelo PDT, também compareceu a solenidade, e foi apontado por Dilma como seu candidato ao Governo do Paraná em 2010.
A presidente do PT no estado e candidata a uma das duas vagas ao senado pelo Paraná, Gleise Hofmann compareceu, juntamente com o também pré-candidato ao governo pelo PMDB, o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB).

MORADORES DE INVASÃO VÃO AO EVENTO E PEDEM MORADIA À MINISTRA
Cerca de 50 moradores da invasão do Residencial Professora Marieta, na Zona Norte de Londrina foram até a frente da prefeitura com faixas protestar contra o prefeito e pedis água e luz. Cartazes com os dizeres: “Quero uma Casa Também”; era o tempo todo, levantados em direção a Ministra Dilma.
Em denuncia feita pelo Jornal de Londrina que apurou com os moradores o porque da manifestação, muitos responderam que não sabiam o que estavam fazendo ali e nem quem era a Ministra Dilma Roussef. Segundo o jornal, moradores da invasão declararam que líderes dos invasores e funcionários da prefeitura passaram nas casas e convidaram as pessoas para ir até o evento.
A desinformação era tanta segundo o JL, que um grupo de moradores da invasão do Residencial Professora Marieta acreditavam que estavam ali pra receber as chaves da sua nova casa ou para se inscrever no programa da COHAB.

FALECE GUIOMAR MOREIRA

A ex-primeira dama de Londrina Guimoar Accorsi Rodrigues Moreira morreu nesta madrugada. Ela era esposa do ex-prefeito Wilson Rodrigues Moreira, também falecido.
Informações dão conta que depois da morte do seu amado marido o ex-prefeito londrinense, Dona Guiomar anda muito triste, além de estar enfrentado um tratamento para câncer do sistema linfático.
A médica cardiologista de Dona Guiomar foi chamada às 6h30 da manhã desta segunda-feira (5), por um dos filhos dela. Para a doutora Luiza Nobuo Oshiro, dona Guiomar não faleceu devido ao câncer, já que havia realizado várias sessões e estava respondendo bem ao tratamento. A cardiologista acredita que foi devido aos problemas cardíacos. A ex-primeira dama usava marca-passo alguns anos, podendo ser a causa da morte uma arritmia cardíaca.
O corpo da ex-primeira dama, como manda o protocolo está sendo foi velado na Câmara Municipal e seu sepultamento ocorre nesta terça-feira (6), às 10h30 no cemitério de São Pedro no centro de Londrina.  
O prefeito Barbosa Neto (PDT) decretou luto oficial no município por três dias.