segunda-feira, 5 de outubro de 2009

GOMES TEMPORÃO ANUNCIA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS DE 35 UPAS

Gilberto Martim também esteve presente à solenidade, pois durante o evento o Ministro da Saúde, José Gomes Tempão anunciou a liberação de 23 milhões de reais à Santa Casa de Londrina, para dar-se o término da obra de ampliação do hospital que já dura mais de 10 anos.
Fora a tão esperada liberação da verba da Santa Casa, Temporão ainda anunciou que está liberando para Londrina e para todo o Estado do Paraná, repasses através da Corrente Líquida do SUS, que serão destinados a construção da chamada UPA - Unidades de Pronto Atendimento 24h. O Paraná será contemplado com 35 destas unidades espalhadas por todo o estado.
Em Londrina a primeira será instalada na Zona Oeste da cidade. Outras cidades deverão receber as UPA’s: Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranavaí dentre outras ainda não confirmadas.

O QUE É A UPA?
Segundo o que está disponível na página do Ministério da Saúde as Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. Objetivando alcançar a maior abrangência possível nos territórios, além das UPA's, uma outra unidade está sendo contemplada neste momento - a Sala de Estabilização - que poderá ser alocada em municípios e regiões com pequeno porte populacional. 
Na primeira etapa já foram investidos pelo Ministério da Saúde R$ 188.850.000,00 na construção imediata de 123 Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h em todo território nacional. Até o final de 2010 estão previstas mais 377 unidades, totalizando 500 novas Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h em todo país, além de centenas de Salas de Estabilização (SE), cujo levantamento em curso apontará as prioridades. Simultaneamente, estão sendo acolhidos os projetos para reforma e adaptação de área física, objetivando o aproveitamento das unidades preexistentes. As unidades (UPA e SE) cujos projetos forem aprovados pelo Ministério da Saúde sejam elas novas ou preexistentes, farão jus também a receber 50% do custeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.