quarta-feira, 3 de junho de 2009

UTILIDADE PUBLICA!


COM O FRIO DOAÇÕES DE SANGUE CAI


Durante o período do frio as doações de sangue caem vertiginosamente, chegando a faltar e até zerar os estoques dos hemocentros do estado. Este fenômeno é cíclico e se repete em quase todos os municípios que fazem parte das regiões sul e sudeste do Brasil.

O Hemocentro de Londrina, ainda está com o estoque de sangue equilibrado devido às coletas externas realizadas a semana passada em faculdades e empresas de grande porte da cidade, porém a noticia de que há cidades no Paraná aonde já começou a faltar sangue, como nos informou a chefe do Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina, Drª. Eliana Aparecida Palú Rodrigues. “Com a chegada do frio as gripes e infecções do trato respiratório aumentam, como também, as pessoas saem menos de casa, esses fatores contribuem bastante para queda nas doações de sangue reduzindo perigosamente os estoques, podendo até zerar”, nos relatou a doutora.

A Dr. Eliana disse a nossa reportagem que o sangue é vital para vários tipos de pacientes, indo dos acidentados, aos pacientes em tratamento contra o câncer e aos dependentes de transplantes, além das cirurgias de média e alta complexidade. Segundo a chefe do Hemocentro, “com o sangue processamos e conseguimos obter plaquetas, plasma, hemácias, imunoglobulinas, albumina e fatores de coagulação, entre outros, por isso é de suma importância às doações de sangue, essa é a apenas a ponta do iceberg para salvar milhares de vida, e sempre bom ressaltar que todos nós estamos sujeitos a um dia precisar de sangue ou qualquer um dos seus hemoderivados”.

Alguns fatores podem impossibilitar a doação: a idade, que tem que ser entre 18 e 65 anos; o peso, nunca inferior a 50 quilos; tatuagem impede um ano à doação; gripe e qualquer problema do trato respiratório; vários medicamentos de uso continuo; vacinas, em média 4 semanas; mulheres grávidas e no período de amamentação; até 3 dias após o tratamento odontológico, impede a doação; cirurgias que vai depender do caso, podendo ser 3, 6 à 12 meses; ingestão de bebida alcoólica, impede a doação por até 24 horas; além de doenças infecto contagiosas e a malária.

“Mesmo com as várias restrições a doação é de suma importância, ela pode e irá salvar vidas”, nos alertou a Drª. Eliana Rodrigues.