terça-feira, 26 de abril de 2011

Hospital pagará indenização por ofensas dirigidas a equipe de enfermeiros


Extraído de: Portal Nacional do Direito do Trabalho  -  25 de Abril de 2011

Nas relações de trabalho, existe a possibilidade de o dano moral atingir, ao mesmo tempo, uma pessoa, na sua esfera individual, e um grupo de trabalhadores que sofrem os efeitos do dano derivado de uma mesma origem. A juíza substituta Sílvia Maria Mata Machado Baccarini identificou essa situação ao julgar uma reclamação trabalhista que tramitou perante a 10ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Na ação individual, uma enfermeira denunciou o comportamento abusivo de sua coordenadora que, constantemente, submetia todos os membros da equipe a constrangimentos, discriminações e humilhações.
Ficou comprovado que a coordenadora da equipe dispensava tratamento discriminatório às enfermeiras e técnicas de enfermagem e vivia fazendo insinuações sobre supostos envolvimentos sexuais entre elas e os médicos do hospital. Além disso, a coordenadora tinha o estranho hábito de se dirigir a seus subordinados de forma agressiva, chamando-os de anta nordestina quando os trabalhos não eram executados da forma como ela queria. Foi a própria coordenadora que confessou tudo isso em audiência, fornecendo detalhes das situações embaraçosas que ela mesma criava no ambiente de trabalho e das ofensas generalizadas dirigidas à equipe.

Baixaria de Requião ganha destaque no site do Congresso em Foco


Requião toma gravador de repórter em plenário
Fábio Góis
Senador à beira de um ataque de nervos: Requião toma gravador de repórter que fez pergunta da qual ele não gostou

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) tomou à força há pouco, no Plenário do Senado, o gravador digital de um repórter da Rádio Bandeirantes por causa de uma pergunta. O ex-governador do Paraná falava sobre medidas antiinflacionárias quando o repórter quis saber se, caso o governo do estado implementasse uma política de contenção de gastos, ele abrira mão de sua aposentadoria vitalícia (R$ 24.117,62). Irritado, Requião, que é conhecido por seu temperamento irritadiço, tirou com um safanão o instrumento de trabalho da mão do jornalista.

Adversário de Requião, o atual governador paranaense, Beto Richa (PSDB), determinou no final de março a suspensão do pagamento vitalício de todos os ex-governadores desde 1988. Mas Requião conseguiu reverter a decisão junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, que revogou em 13 de abril o entendimento da Procuradoria Geral do Estado. Assim, o senador voltou a receber o benefício, em caráter liminar.

“Eu estava louco para dar uma porrada em um garoto”, disse em seguida Requião, visivelmente alterado. Diante da estupefação dos demais repórteres que presenciaram o episódio, o senador se negou a devolver o gravador.

Anúncio


Infraestrutura das cidades para a Copa do Mundo e a prevenção de tragédias naturais são os temas do 3º Congresso de Gestão Pública

Evento, que começa nesta quarta-feira, em Curitiba,
vai discutir planejamento urbano para o desenvolvimento
das cidades frente às novas demandas

Diante do atraso nos principais projetos que antecedem a Copa do Mundo e as Olimpíadas, é necessário discutir o planejamento urbano para fazer frente às novas demandas de infraestrutura. Esse é um dos temas do 3º Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública, que acontece de 27 a 29 de abril em Curitiba.
O evento reúne painéis e palestras, instituições públicas, entidades do terceiro setor e empresas privadas, que vão debater a importância de uma administração governamental consciente e comprometida.
Além dos eventos mundiais sediados pelo país, as tragédias naturais que devastaram recentemente cidades brasileiras é outro assunto que vai ser tratado durante o congresso. Segundo os especialistas, a falta de mapeamento detalhado sobre áreas de risco e a ausência de um plano diretor, favorecendo o crescimento desordenado das cidades, potencializa a ocorrência dessas tragédias naturais.
A especialista em engenharia e gestão ambiental, Sandra Mayumi, alerta que o planejamento pode amenizar os estragos causados pelas enchentes e terremotos. “Na recente catástrofe do Japão, por exemplo, apesar da catástrofe, foi um plano prévio bem estruturado que evitou a morte de muitas pessoas. Muros de contenção de 10 metros de altura, planos de contingências e de fuga, alertas, regras e normas para construções seguras, previsões, sistema de informações, banco de dados, entre outros”, declara Sandra.


Serviço:
3º Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública
Data: 27, 28 e 29 de abril
Informações: (41) 3209 7649
Local: Universidade Positivo – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba PR