AGRICULTOR NORTE PARANENSE É RECEBE HOMENAGEM DE LULA
Durante o lançamento do Plano Safra 2009/2010 em Londrina, nesta segunda-feira (22/06), o presidente Luis Inácio Lula da Silva prestou uma homenagem e condecorou a Medalha do Mérito Apolônio Salles, instituída em 1987, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à agricultura brasileira, o agricultor rolandense Herbert Arnold Bartz. Ele é pioneiro no uso do plantio direto na palha. O produtor recebeu uma medalha pelo trabalho desenvolvido em benefício da agricultura nacional.
A homenagem foi proposta pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e foi acatada pela Presidência da República.
Com interesse em solucionar os problemas de erosão no solo, Bartz, em 1972, foi buscar o conhecimento sobre o plantio direto com o precursor da técnica nos Estados Unidos, Harry Young. Mas ganhou notoriedade no Brasil a partir de 1976, quando o agricultor Manoel Henrique Pereira (o Nono) começou a difundir essa prática a partir de experimentos em sua fazenda na região de Ponta Grossa. No mesmo ano surgiram novas tecnologias que vieram a contribuir para o desenvolvimento do sistema.
A técnica de Plantio Direto na Palha é um método que aumenta a matéria orgânica, dispensa o revolvimento do solo e o uso de grades e arados, aumenta a produtividade, reduz gastos com combustível e protege o meio ambiente. Herbert Arnold Bartz recebeu ao longo de sua vida vários prêmios internacionais e conta que durante suas viagens a congressos internacionais sempre escutou que o sistema se constitui na maior revolução do século, no mundo agrícola.
“Acho uma honra ser homenageado pelo presidente da República e, lógico, vou aproveitei esta oportunidade extraordinária para dizer ao presidente que a técnica precisa ser ainda mais difundida no país e ajudar a nossa agricultura”, concluiu Bartz em entrevista coletiva no fim da tarde de segunda-feira (22/06).
* Fontes: Agência Brasil, Comunicação Prefeitura de Rolândia e pesquisa desta Blogueira.