terça-feira, 23 de junho de 2009

TRABALHO COM EXCELÊNCIA E POR EXCELÊNCIA

CAMPANHA DA VACIANÇÃO TEM SALDO EXCELENTE NO NORTE DO PARANÁ

A 1ª etapa Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomlite, que completou 20 anos em 2009, foi um completo sucesso no Norte do Paraná, tendo o melhor saldo da história da região. Cidades como Cambé, Rolândia e Ibiporã, que fazem parte da região metropolitana de Londrina e que entraram na rota da vacinação antecipada, conseguiram atingir a meta há muito tempo sonhada, onde 100% das crianças em idade de 0 a 4 anos foram vacinadas.

Em Londrina a segunda maior cidade do Estado, até o dia oficial da Campanha de Vacinação, conseguiu vacinar 92% das crianças. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar até o fim do mês de junho, 100% das crianças do município.

Os 8% das crianças não vacinadas, se deve principalmente a doenças respiratórias muito comuns neste período de inverno e algumas viroses ocasionais, alguns pais ainda acreditam que isso é impedimento para vacinar a criança. Há crianças que moram muito distantes da área urbana em zonas rurais, outras porque os pais realmente não trouxeram aos postos de vacinação. Ainda acreditasse que existem aquelas que poderiam estar viajando, pois neste ano a Campanha de Vacinação Contra Pólio aconteceu um dia após o feriado do Sagrado Coração de Jesus, sexta-feira (19/06), que é Padroeiro da Cidade, o que acabou prolongando o fim de semana, com isso algumas famílias viajaram e acabaram não vacinando seus filhos e/ou menores.

O balanço nacional feito pelo Ministério da Saúde ainda não saiu, apenas será vinculado no Portal da Saúde, provavelmente no último dia deste mês, ou no início de julho, quando todas as informações dos mais de 5.561 municípios brasileiros estarão contabilizadas.

No ano de 2009, com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar.”, a campanha recebeu investimentos do Ministério da Saúde na ordem de R$ 46 milhões, sendo R$ 21,8 milhões com a aquisição dos imunobiológicos, e R$ 13,2 milhões, com transferência fundo-a-fundo para as Secretarias Estaduais de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde, e R$ 11 milhões para ações de comunicação e publicidade para as duas fases. Ao todo, 115 mil postos de vacinação participaram da mobilização, com o envolvimento de cerca de 350 mil pessoas e a utilização de cerca de 40 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

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