terça-feira, 29 de setembro de 2009

COMO FICA O PORTUGUÊS DEPOIS DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO


A partir do que foi decidido num encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que aconteceu em julho de 2004 em São Tomé e Príncipe, o novo acordo ortográfico entraria em vigor no momento em que três países dessa comunidade o ratificassem. O Brasil o fez em outubro de 2004, Cabo Verde em abril de 2005 e São Tomé em novembro de 2006. Desse modo, necessariamente os outros países de língua portuguesa acatarão esse acordo, cada um a seu tempo. No Brasil, a fase de adaptação à nova ortografia se estenderá até 2012. Daí em diante, só a nova ortografia terá validade.
Oferecemos aqui aos leitores um resumo das mudanças no Português falado no Brasil. O que podemos aconselhar aos leitores é que adquiram no futuro um exemplar do novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, publicado pela Academia Brasileira de Letras. Além disso, certamente poderemos contar com o fato de que as empresas do setor de computação lançarão novos editores de texto com as mudanças, para facilitar esse trabalho aos usuários de computador.

O Alfabeto

Seguindo as indicações do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, nosso alfabeto passa a ser formado por 26 letras, com a inclusão de “k”, “w” e “y”, que formalmente não pertenciam a ele. Assim, elas são oficializadas em nomes próprios, símbolos, siglas e palavras estrangeiras (watt, km).

O Trema

Com exceção de nomes próprios e derivados, o trema (o sinal de dois pontinhos sobre a letra ü) não será mais usado em nossa língua. Naturalmente, as palavras que precisavam de trema agora serão escritas sem ele, como por exemplo: frequência, eloquência, consequência.

Acentuação


Os ditongos abertos (ei, oi) não são mais acentuados em palavras paroxítonas, como por exemplo: ideia, colmeia, boia, heroico, paranoico.

Exceçõeso acento continua nos ditongos abertos de palavras oxítonas e monossilábicas: anéis, dói, papéis, herói.
Bem como o acento no ditongo aberto ‘éu’ continua: céu, véu, chapéu.

Os hiatos “oo” e “ee” não são mais acentuados: voo, coo, moo, perdoo, veem, creem, leem.

Foi descartado o acento diferencial para palavras homógrafas (de grafia igual): pelo (substantivo), pera (substantivo), para (verbo), pela (substantivo e verbo).

Exceção: o acento diferencial é mantido para o verbo “poder”, na 3ª pessoa do Pretérito Perfeito do Indicativo: “pôde” e no verbo “pôr” para diferenciar este da preposição “por”.

A letra ‘u’ não é mais acentuada nas formas verbais rizotônicas (quando os acentos tônicos são na raiz do verbo) quando for precedida de “g” ou “q” e seguida de “e” ou “i”. Exemplos: apazigue, averigue, enxague, oblique.

Os fonemas “i” e “u” tônicos não são mais acentuados em palavras paroxítonas quando forem precedidos de ditongo. Exemplos: boiuna, baiuca, feiura.

O Hífen

O hífen foi abolido em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) que terminam em vogal + palavras iniciadas por “r” ou “s”; quando for este o caso, essas letras devem ser duplicadas.
Exemplos: antissocial, antirrugas, autorregulação, contrassenha, extrasseco,   ultrarromântico, suprarrenal, etc.

Atenção: em prefixos terminados em “r”, o hífen permanece se a palavra seguinte for iniciada pela mesma letra: hiper-requintado, inter-racial, inter-regional, inter-relação,  super-realista, etc.

O hífen foi abolido em palavras formadas de prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal + palavras iniciadas por outra vogal.
Exemplos: autoajuda, autoescola, autoestrada, contraindicação, contraordem,  extraoficial, infraestrutura, semiaberto, semiautomático, semiárido, ultraelevado, etc.

1. esta nova regra permite a uniformização de algumas exceções que já existiam em nosso idioma: antiaéreo, antiamericano, socioeconômico, etc.

2. mas esta regra não é aplicada quando a palavra seguinte começar por “h”: anti-herói, anti-higiênico, etc.

Continua a utilização do hífen quando a palavra é formada por um prefixo (ou falso prefixo) terminado em vogal + palavra iniciada pela mesma vogal.
Exemplo: anti-inflamatório, anti-imperialista, arqui-inimigo, micro-ondas, micro-ônibus, etc.

Atenção: quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com vogal diferente, não tem hífen; quando o prefixo termina em vogal e a palavra seguinte começa com a mesma vogal, mantém-se o hífen.

Exceção: o prefixo “co”. Mesmo que a palavra seguinte comece com a vogal “o”, não utiliza-se hífen.

O hífen foi abolido em palavras compostas que, pelo uso, perderam a noção de composição.
Exemplos: paraquedas, paraquedista, parabrisa, etc.

Atenção: o hífen continua a ser utilizado em palavras compostas que não contêm elemento de ligação e que constituem unidade sintagmática e semântica, mantendo seu acento próprio, bem como naquelas que designam espécies botânicas e zoológicas: ano-luz, médico-cirurgião, conta-gotas, tenente-coronel, beija-flor, erva-doce, bem-te-vi etc.

Atenção:
O uso do hífen continua:
Em palavras formadas pelos prefixos “ex”, “vice” e “soto” (posição inferior): ex-marido, vice-presidente, soto-ministro.
Em palavras formadas pelos prefixos ‘circum’ e ‘pan’ seguidos de palavras iniciadas com vogal, “m” ou “n”: pan-americano, circum-navegação.

Em palavras formadas pelos prefixos “pré”, “pró” e “pós” seguidos de palavras que tem significado próprio: pré-natal, pró-socialismo, pós-graduação.

Em palavras formadas pelas palavras “além”, “aquém”, “recém”, “sem”: além-mar,  aquém-mar, recém-casados, sem-teto, etc.

Atenção:
O hífen foi abolido em locuções de qualquer tipo (substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais): fim de semana, café com leite, pão de mel, cartão de visita, etc.

Exceto em algumas expressões, como por exemplo: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, etc.

TCU RECOMENDA PARALISAÇÃO DE 44 OBRAS FEDERAIS


De Leila Suwwan, de O Globo:
Numa sessão que virou uma espécie de desagravo contra críticas do Executivo sobre a atuação da corte, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta terça-feira o Fiscobras 2009, com a recomendação de bloqueio de verbas do orçamento para 44 obras, sendo 15 do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Além dessa "lista negra", o tribunal também determinou a retenção de verbas em outras 22 obras.
- O TCU não é uma casa política. Nunca se curvou e não se curvará jamais a critérios políticos - disse Aroldo Cedraz, relator do Fiscobras deste ano.
As principais irregularidades são sobrepreço, superfaturamento, licitação irregular, falta de projeto executivo e problemas ambientais. Foram fiscalizadas 219 obras, que totalizam R$ 35,4 bilhões.
Lei ao material completo AQUI !

PAULO ARILDO REASSUME MEDIANTE ORDEM DO TJ

Ele vai voltar hoje (29), com aval do TJ Curitiba.
Na sessão da Câmara de Londrina desta terça-feira, o vereador tucano Paulo Arildo promete fazer um pronunciamento sobre as "injustiças" cometidas contra ELE,  um "bom rapaz". E, ao fim do processo prometeu que será comprovada a sua inocência.
Certo é, que depois de uma passadinha pra tomar a benção do todo poderoso, super power perfeito curitibano as coisas ficaram bem mais fáceis, leves e digeríveis para Arildo. Tanto é fato que as coisas estão mais tranquilas, que no fim da tarde desta segunda-feira (28), Paulo e o presidente do SINDSERV, Éder Pimenta falavam e sorriam felizes na entrada principal da Câmara de Vereadores de Londrina. De longe podia se notar o ar da vitória soprando do meio da conversa, onde faziam parte alguns meros comuns figurantes de sempre dos corredores do legislativo local.
Desde seu retorno ao tucanato, Paulo Arildo busca aninhar-se na executiva e no diretório estadual do partido. Segundo informou os dirigentes locais, Arildo pouco ou quase não participa de nenhuma reunião ou evento do diretório municipal e sempre quando é necessários reportar-se, o faz a executiva estadual do PSDB, Se isso é fato ou não, não nos cabe julgar. Mesmo que seja verdade, os tucanos bicudos que se entendam. Mas não podemos deixar de recordar que o retorno de Arildo ao PSDB, além de traumático gerou muita polêmica há época e até desavenças partidárias, porém com sua reeleição e recondução à Câmara foram deixadas de lado ou/e esquecidas.  
E vale o velho e sábio dito: "Manda quem pode e quem tem poder, e, obedece quem sabe e tem juízo".

APRESENTADOR É VÍTIMA DE ATENTADO

Na noite desta segunda-feira (28), por volta das 22h, o apresentador de um programa policial de Londrina, “Cobra Repórter 190”, Devanil Reginaldo da Silva, de 35 anos, sofreu uma tentativa de assassinato no momento em chegava a sua residência, na cidade de Rolândia, região metropolitana de Londrina.
Segundo as informações da policia, dois homens que estavam em um automóvel Gol (cor cinza, geração V) abriram fogo contra o apresentador, quando Devanil colocou o carro encima da calçada de sua casa e ia guardar o veículo na garagem. Os disparos foram realizados por uma pistola, calibre 380. Os tiros acertaram o carro, a casa e as costas de Devanil da Silva. Dois projéteis acertaram o encosto de cabeça do banco do motorista veículo de propriedade do apresentador.
Devanil foi levado às pressas para o Hospital San Rafael na cidade de Rolândia e as notícias dão conta que o apresentador do programa policial passa bem e não corre risco de morte.
Para o delegado de policia de Rolândia, Pedro Lucena, uma das linhas de investigação é que a tentativa de execução de Devanil possa estar ligada ao seu trabalho, já que de segunda a sábado no horário do almoço, o jornalista apresenta um polêmico programa que cobre as ocorrências policiais em londrina e região norte do Paraná. 
Os homens que atentaram contra a vida do apresentador se evadiram do local a policia está em busca de pistas sobre quem seriam os supostos assassinos ou mandantes do crime.