sábado, 3 de outubro de 2009

PIORA ESTADO DE SAÚDE DE MERCEDES SOSA


Da Agência Estado:
A cantora popular Mercedes Sosa, de 74 anos, segue em estado grave e com "piora de suas funções vitais", disse hoje um médico do hospital onde ela se encontra hospitalizada.
A direção médica do Sanatorio de la Trinidad, no bairro portenho de Palermo, informou em comunicado à imprensa que a cantora está com "deterioração de suas funções orgânicas".
Os médicos também disseram que ela "continua em coma e respirando por meio de aparelhos" na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mercedes Sosa, considerada a "voz da América Latina", foi hospitalizada há 14 dias devido a uma falha cardiorrespiratória, mas seu estado se agravou nos últimos três dias.

NOTA DESTA BLOGUEIRA:
Cresci 'escuchando' La Sosa.
Sabemos que é música de esquerda e que apoiava Fidel, mas na época que Mercedes foi elevada a Ícone da Resistência, quem não era de esquerda ou exílado político, apoiava os regimes golpistas militares.
Mercedes vez história e sua música foi a voz dos desesperados, dos oprimidos, dos torturados, dos acoitados. Mercedes foi o 'solo' democrático da resistência pela dignidade humana na América Latina.
Vá em paz La Sosa e obrigado por ter existido.
"Tudo tem seu sentido na época certa" 

17 MILHÕES DE BRASILEIROS ADMITEM TER VENDIDO O VOTO


Da Folha Online:

Pesquisa Datafolha feita em todo o país mostra que 13% dos brasileiros admitem já ter trocado seu voto por dinheiro, emprego ou presentes. Esse percentual corresponde a cerca de 17 milhões de pessoas maiores de 16 anos em um universo de 132 milhões de eleitores.
A pesquisa completa consta na edição da Folha deste domingo, que já chegou às bancas.
Ainda de acordo com o levantamento, 94% dos entrevistados veem como condenável a venda do voto, percentual idêntico ao dos que dizem ser errado pagar propina.
Para especialistas, os brasileiros pensam corretamente sobre ética, mas não agem de acordo. "Ou vivemos na Escandinávia e não sabíamos, ou o que fazemos na prática corresponde pouco ao que dizemos que fazemos", avalia a antropóloga Lívia Barbosa.

CIRO GOMES MOSTRA SUA FACE

No post publicado no Blog do Walter Feldman, em 25 de setembro, analisou a frase ofensiva e repugnante contra o candidato tucano a Presidência da Republica Tupiniquim Copista e Olimpidica Brasileira, José Serra, dita pelo também presidenciável, o deputado federal paulista-cearense pula partido, Ciro Gomes, o marido da talentosíssima atriz global, Patrícia Pilar.
Com certeza Feldman tem toda razão, independente da suas preferências tucanas partidárias.
Acessem AQUI e leiam na integra a história por de trás da frase de Ciro Gomes. Vendo pelo ponto de vista certo, Feldman tem razão, Ciro Gomes é um homem rancoroso, muito parecido com uma certa Ministra da Casa Civil, Miss BIGORNA.

NA INTEGRA

DEU NA VEJA

Zelaya é um boneco de Chávez


O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, tem 65 anos de idade, 29 de Congresso e o sangue quente que se costuma atribuir aos descendentes de italianos.
No início da entrevista que concedeu à editora Thaís Oyama, elogiou o presidente Lula, o "encantador povo brasileiro" e reiterou que, ao contrário do que havia sugerido, não mais ordenará nenhuma medida contra a Embaixada do Brasil, mesmo depois de terça-feira, quando se esgota o prazo dado por seu governo para que o país defina o status do "hóspede" Manuel Zelaya.
Ao longo da conversa, porém, Micheletti foi dando vazão à contundência, até deixar clara a sua opinião sobre a quem cabe a culpa pela situação em que se meteu Honduras: o presidente venezuelano Hugo Chávez e, também, o governo brasileiro.
A maneira como Manuel Zelaya foi expelido do país – tirado de casa, de pijamas e no meio da madrugada – não foi um erro, já que ajudou a reforçar a ideia de que ele foi vítima de um golpe?
Sim, foi um erro. Mas temos de considerar que as pessoas que foram cumprir essa tarefa estavam com medo – Zelaya tem seguidores e poderia haver um enfrentamento. Eu não tenho responsabilidade por essa decisão. Só fui informado do procedimento à tarde. Mas o que me contaram é que fizeram isso por temor de que ocorresse um conflito.
Mas quem deu a ordem?
A Suprema Corte de Justiça. E o procedimento foi legal.
Incluindo a retirada dele do país? Por que não o prenderam?
Eles (os militares encarregados da tarefa) deveriam tê-lo levado aos tribunais, mas decidiram tirá-lo do país para evitar um derramamento de sangue. Por isso, decidiram levá-lo à Costa Rica. Não haveria uma prisão segura para ele aqui.
O senhor conhece Zelaya muito bem. Como o descreveria?
É uma pessoa que toma decisões impulsivas. Na dificuldade, tem serenidade para aguentar tudo, mas depois planeja a vingança. É um homem que não se deixa decifrar: a palavra dele não dura meia hora. Zelaya nunca cumpriu com sua palavra.
Ele foi eleito pelo mesmo partido que o senhor, o Partido Liberal, mas, no cargo, adotou práticas e discurso de esquerda. Por quê?
Porque se cercou de comunistas de boteco, gente que não faz mais do que falar e falar. Eles o rodearam e o foram convencendo de que dessa forma iria perpetuar-se no poder. Isso nos motivou a que nos preparássemos para defender o país desse comunismo versão século XXI – uma invenção de um louco da América do Sul.
O senhor se refere a Hugo Chávez?
Sim, Zelaya é um boneco de Chávez, que o insuflou com ideias de grandeza, que o fez acreditar que era uma espécie de Bolívar (Simon Bolívar, líder revolucionário venezuelano) ou Francisco Morazán (militar e herói hondurenho). E que também lhe deu dinheiro.
Acredita que Chávez financia Zelaya?
Infelizmente não com o dinheiro dele, mas com o dinheiro do povo da Venezuela.
Qual é o plano de Hugo Chávez para a América Latina?
Fazer um novo império: o império de Hugo Chávez. O homem está vertendo o dinheiro de seu povo em todos os lugares, a fim de comprar apoio, consciências. É um ególatra, um megalomaníaco. Vêm dele todas as dificuldades que estamos passando agora.
O senhor acredita na existência de uma relação dele com o narcotráfico?
Nos últimos oito meses do governo de Zelaya, aqui neste país pousaram dezoito aviões clandestinos com registro venezuelano – todos trazendo drogas ou dólares (Honduras é uma das principais pontes do tráfico de drogas da América Latina para os Estados Unidos). Alguns desses aviões já foram encontrados queimados – os tripulantes retiram a droga das aeronaves e depois ateiam fogo a elas para não deixar pistas. Outros, nós conseguimos capturar. Já nestes três meses em que estamos aqui, apareceram somente dois desses aviões – um nós capturamos e o outro encontramos já queimado (a assessora o corrige, lembrando que recentemente a polícia localizou mais um avião venezuelano queimado). Ah, sim, foram três. Você vê: com a volta de Zelaya, os aviões já começaram a aparecer de novo.
O assessor para assuntos internacionais de Lula, Marco Aurélio Garcia, declarou que "o governo golpista de Honduras é feito de mentirosos". O senhor o conhece?
Não o conheço, mas quero dizer a Marco Aurélio Garcia que tenho 29 anos como congressista e ninguém nunca, nunca disse de Roberto Micheletti que era corrupto ou mentiroso. Nunca! Diga a ele que jamais minto e que posso afirmar no momento que quiser que é ele quem está mentindo, porque aceitou que havíamos queimado a embaixada e lançado gases, que estávamos envenenando as pessoas e instalando aparelhos israelenses lá para enlouquecê-las. Colocou o estado de Israel no meio disso tudo! Outro senhor, esse falastrão do Hugo Chávez, disse que Israel tinha sido o único país que nos havia reconhecido. Não é verdade. Nenhum país do mundo nos reconheceu, mas nos manteremos firmes, com fé em Deus que tudo vai sair bem.
E o que o senhor tem a dizer sobre o segundo adjetivo: "golpista"?
Eu sou presidente do Congresso Nacional e, por isso, obedecendo à Constituição de Honduras, fui nomeado presidente da República por seis meses, na ausência desse senhor que cometeu delitos contra o país, incluindo traição à pátria, além de atos de corrupção que deixam pasmo qualquer um. A mim me cabem seis meses de governo, durante os quais preciso garantir que as eleições aconteçam. Essas eleições não foram programadas pelo meu governo. Estão programadas desde 2008. E o que eu vou fazer é entregar o poder no dia 27 de janeiro de 2010 ao candidato vitorioso, porque assim ordenam que eu faça a lei eleitoral e a Constituição da República. Não pode ser um golpista nem um ditador um homem que assumiu a Presidência obedecendo à Constituição do seu país e que vai embora para casa no dia 27 de janeiro porque assim o determina a lei.
Como funciona hoje o poder em Honduras? Diz-se que as Forças Armadas mandam em tudo e que o senhor obedece.
Isso é mais uma mentira do seu amigo, o senhor Garcia!
Não, não foi ele que disse isso.
Ah, bom, mas quero que diga a ele: este país é constituído por três poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário, e os três somos civis. No Executivo manda Roberto Micheletti – e seus ministros. No Legislativo manda o senhor advogado José Alfredo Saavedra, que é o presidente do Congresso. Na Suprema Corte de Justiça, mandam Jorge Avilés e seus catorze magistrados. São os três poderes do estado, fora o Supremo Tribunal Eleitoral, que também é uma entidade independente dos poderes do estado. Aqui, as Forças Armadas só cumprem com sua obrigação constitucional.
Fechar TV, rádio, decretar estado de exceção são coisas que remetem à velha e infeliz tradição de golpismo. Por que o senhor achou necessário tomar essas medidas?
Quer saber por quê? Porque o Brasil, por meio de seu presidente, permitiu que Zelaya convocasse à insurreição e à violência da varanda da sua embaixada. Porque o senhor Lula da Silva não teve a cortesia de chamar esse senhor e dizer a ele: "Pare de fazer isso porque você está prejudicando a população hondurenha". Essa é a resposta. Depois, a lei me ordena que proteja a vida dos cidadãos hondurenhos. A determinação que tomei foi para evitar derramamento de sangue.
O Exército lançou algum tipo de gás dentro da embaixada brasileira?
Essa é uma acusação patética, mais um teatro de Zelaya. Mandamos peritos, médicos para lá, não houve nada. Nada.
Mas um funcionário brasileiro disse ter sentido cheiro de gás.
O que me informaram foi que a embaixada tem três banheiros e estava naquela altura com 160 ou 180 pessoas. Estava com os dutos totalmente cheios, e esses dutos produzem gases. Uns dizem que foi isso. Dizem outros que o que houve foi uma falsidade completa. Por que os vizinhos não sentiram nada? Os jornalistas perguntaram aos vizinhos do lado direito, aos do lado esquerdo e aos da frente da embaixada e ninguém sentiu nada.
O senhor parece bem-disposto para alguém que está à frente de uma crise que já dura três meses.
Sabe por quê? Porque Deus está comigo sempre. Não sou católico de passar na igreja todos os dias, mas rezo sempre e carrego o meu rosário quando vou enfrentar situações difíceis – peço a Deus que me ajude a enfrentar as coisas, porque ele sabe que o meu coração é limpo. Encaro a Presidência interina como uma missão que me foi confiada pelo meu país. Eu era muito feliz como presidente do Congresso.

PESQUISA DIFERENTE PARA PRESIDENTE


RADAR DA VEJA

Ainda é cedo para dizer


De Lauro Jardim
Dilma Rousseff, enfim, apareceu numa pesquisa à frente de José Serra. Quem foi ouvido, no entanto, não foi o povo, mas os deputados.
Segundo um levantamento inédito feito na semana passada pela consultoria Arko Advice com 314 deputados (de um total de 513), 27% apostam na vitória de Dilma em 2010, enquanto 22% acreditam nas chances de Serra.
Mas quem ficou na frente nessa sondagem não foi nem a petista nem o tucano: 38% disseram que "ainda é cedo para dizer" ou que não sabem.

FONTE DA INFORMAÇÃO, CLIQUE AQUI

CHICO DA PRINCESA SE MOVIMENTA PARA GARANTIR DOMÍNIO DO NORTE PIONEIRO



Lançada genuína dupla do Norte Pioneiro


O empresário e pré-candidato a deputado estadual Pucci Junior, 39 anos, se filia ao PR nesta sábado (3), e terá a ficha abonada pelo deputado federal Chico da Princesa. Em entrevista exclusiva ao npdiario no final da tarde desta sexta-feira, ambos assumiram o rótulo de legítimos representantes do Norte Pioneiro.
Os dois chegaram à região coincidentemente em 1988, desde então, investiram recursos e trabalho, chegando a um patamar em que podem pedir o voto do eleitorado do Norte Pioneiro sem vergonha de serem criticados como oportunistas, paraquedistas e/ou      “de      fora". 
Os dois lembraram da importância da Imprensa regional para a vitória dos postulantes radicados no Norte Pioneiro, "temos que apoiar os filhos da terra", disse Pucci, nascido em Jacarezinho, radicado em Santo Antônio da Platina e com negócios em vários    municípios. 
Ele adiantou possuir projetos como de inclusão digital, com internet gratuita até na zona rural, possibilitando, por exemplo, aulas em videoconferência e o incentivo à patrulha rural mecanizada, "por que o produtor tem trator para plantar e não possui colheitadeira? Temos que mudar isso", destacou Pucci e adicionou ainda, "temos que ter vontade política de defender os interesses de nossa população", no que foi referendado por Chico, parlamentar de quatro mandatos (além de vereador) com extensa folha de serviços ao Paraná e milhões de recursos, em especial, ao NP Diário, "o Junior é sangue novo, tem ideias ótimas e está cheio de disposição; vamos dar suporte            para     ele",     anunciou         o          deputado. 
O I Encontro Regional do Partido da República e Amigos do Norte Pioneiro, que será realizado neste sábado (4), a partir das 10 horas, à Avenida Frei Guilherme Maria, 333, no escritório regional do deputado Chico da Princesa, deve reunir lideranças políticas, classistas e empresariais de 73 cidades, segundo a expectativa dos organizadores. A iniciativa terá a participação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das Regiões Norte Pioneiro, Norte, Vale do Ivaí e Campos Gerais, além de lideranças de         outros  partidos. 
Após o evento, será realizado almoço de confraternização na Associação do Funcionários       da Princesa do Norte.


QUEM É PUCCI JUNIOR
Em 1945 o avô de Junior,Manoel Bencke da Silva (Manoel da Sucam), chegou em Jacarezinho para trabalhar no combate a malaria, vindo do Rio Grande do Sul com sua esposa Maria ( que foi costureira em Jacarezinho por 40 anos) e 5 filhos. Dentre eles, Neli Bencke da Silva, com 7 anos, que trabalhou por 19 anos na Casa Royal, onde conheceu o Admar Pucci , vindo de Piraí do Sul para Jacarezinho. Casaram-se e tiveram 3 filhos ( Junior Pucci, Katielly e Michelly). 

Junior Pucci nasceu na Santa Casa de Misericórdia em Jacarezinho aos 23 de janeiro de 1970, das mãos do médico Emanuel Gonçalves Vieira. Cresceu na Usina Jacarezinho e na Vila Rondon. Estudou no Colégio Imaculada Conceição e Colégio Rui Barbosa, onde foi vice-presidente do grêmio estudantil. 

Começou a trabalhar muito cedo, aos 10 anos, engraxando sapatos e lavando carros. Aos 14 anos iniciou um estágio na Caixa Econômica Federal onde permaneceu até a mudança para Santo Antônio da Platina. 

Em Santo Antonio da Platina chegou em 1988, serviu o Tiro de Guerra e começou a trabalhar com seu tio, Juca Infante. Conheceu e casou-se com Adriane de Almeida Pucci, (neta de José Domingues um dos fundadores da cidade) . 

Mudaram-se para Curitiba em 1992, em busca de estudos e melhores oportunidades de trabalho, mas com o sonho de retornar a Santo Antônio assim que possível. Junior Pucci trabalhou como fiscal do CRECI viajando pelo Paraná inteiro, sempre observando as dificuldades de cada lugar, de cada povo. 

Em 1994, mudaram-se para Telêmaco Borba, onde ficou na direção da Pavel Veículos Ltda e fundou a Constel Construtora Ltda, uma das empresas fornecedoras da Klabin S/A, maior fábrica de papel e celulose da América latina. A Constel chegou a ter mais de 100 funcionários. 

Em 1998 retornaram a Curitiba, onde Junior Pucci assumiu a Assessoria Especial da Presidência do CRECI/PR, órgão no qual ocupa a vice-presidência nos últimos 9 anos. 

Em 1999 adquiriram as primeiras áreas do que seria a Fazenda Roda D água no município de Curiúva e o Sítio Dona Neli em Ventania. 

Em 2006 adquiriram a Fazenda Cabana do Lago em Guapirama onde estão montando a Usitrate – Usina de Tratamento de Madeiras Reflorestadas Ltda, mesmo ano que fundaram o Grupo Norte-Verde em Santo Antônio da Platina. Importante salientar que o Grupo Norte-Verde distribui produtos agrícolas produzidos no norte pioneiro por todo Brasil. 

Em 2002, conseguiram realizar o sonho e retornar a Santo Antônio da Platina , onde fundaram a Imobiliária Casa & Terra, construíram alguns imóveis, um loteamento, adquiriram a Fazenda Cabana do Lago no município de Guapirama.Fundaram o Grupo Empresarial Junior Pucci, agregando a ele a Nortverde Comercio de Produtos Agropecuários Ltda, investindo em empregos na cidade. 

Em 2009, iniciaram a construção da Usitrate- Usina de Tratamento de Madeira, tentando contribuir e ajudar a gerar mais empregos para a nossa região. 


** Esse material é originalmente produzido pelo jornalista Valcir Machado, do diário eletrônico NP Diário, de Santo Antônio da Platina no Norte Pioneiro do Paraná. (LEIA MAIS AQUI) 


SUBSÍDIO A JUSTIÇA É APROVADO E SEGUE PARA SANÇÃO DE LULA



02.10.2009  18:47 



Projeto do subsídio segue para sanção no início da semana



O Projeto de Lei da Câmara nº 166/2009, que readequa subsídio de ministro do Supremo Tribunal Federal, ainda não havia sido enviado para sanção presidencial até o fim dessa sexta-feira, dia 2 de outubro. Segundo a assessoria parlamentar da AMB, o fim do prazo para apresentação de recurso contrário à decisão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado foi nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, mas nenhum parlamentar apresentou objeção ao projeto.
O texto que oficializa a aprovação do PLC deve ser publicado no Diário do Senado na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro. A partir da publicação, o presidente da Casa, José Sarney, encaminha o projeto ao presidente Lula, que após o recebimento, tem 15 dias úteis para sancionar o texto.


Histórico
Após três anos de espera, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 5921/2009 – em substituição ao PL nº 7297/2006 – no dia 9 de setembro. Apesar de comemorar a única solução possível na atual conjuntura política e econômica, o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, expressou o desapontamento da categoria com a retirada do índice de 4% de correção previsto para novembro, com a manutenção de 5% a partir de setembro e 3,88% a partir de fevereiro de 2010.
Independentemente dos índices aprovados no Congresso Nacional, a AMB continuará investindo no Mandado de Injunção nº 1650, que pede a recomposição das perdas inflacionárias sofridas pelos subsídios. O MI foi proposto ao STF pelas entidades associativas da magistratura no fim de julho, e está sob relatoria da ministra Ellen Gracie.






Este material é uma reprodução fiel do Boletim Informativo da ABM. Para quaisquer dúvidas, (acesse).