quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Câmara Federal aprova ‘Capital do Boné’ para Apucarana


A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do deputado federal Alex Canziani (PTB) que oficializa o município de Apucarana como a “Capital Nacional do Boné”. Para Canziani, o município já era considerado de fato a Capital do Boné, “e em breve será de direito também”.
A proposta - diz o deputado - é uma homenagem a Apucarana e às suas indústrias de confecção. Ele lembra que o município, antes agrícola, mudou seu perfil econômico e hoje é pólo industrial e referência brasileira na especialidade, produzindo cerca de 5 milhões de unidades por mês.
A indústria local é responsável por 60% da produção de bonés no país e gera 10 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos. O município tem 150 fábricas no segmento e outras 400 vinculadas.
Canziani ressaltou que em 2005 nasceu a Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares (Anibb), que conta com 136 associados em todo o Brasil. A sede é em Apucarana. Então, de acordo com deputado, seu projeto vem de encontro com a realidade do município.
Como a proposta foi aprovada em caráter terminativo, segue agora para votação no Senado.