segunda-feira, 28 de março de 2011

Momento de dar risada...

Pé na Faixa

Por Soraya Garcia

O Município de Londrina, no norte do Paraná, lançou há cerca de dois anos um campanha nominada "Pé na Faixa". A campanha estimula o motorista a parar seu veículo, cada vez que a pessoa coloca o pé na faixa branca de travessia para pedestres.
Essa campanha surgiu após os inúmeros atropelamentos com vítimas fatais que ocorreram entre 2007 e 2009 na cidade.
Pois bem, agora eu como cidadã brasileira, residente e domiciliada em Londrina vou utilizar deste meu espaço para denunciar, que salvaguardando as faixas do Zerão, todas as demais áreas onde está localizada as faixas com a placa indicativa, onde o pedestre tem prioridade,  exatamente são esses os locais onde os motorista, na maioria das vezes, se negam a parar para o pedestre atravessar. Nem mesmo os veículos da Companhia Municipal de Trânsito Urbano - CMTU, param.  E pior, os motorista muitas vezes te xingam quando você aponta a placa para eles, indicando que ali a travessia é  preferencial para o pedestre. Isso é um absurdo!
Os Táxis então... Esses carrinhos laranjas do aeroporto, passam rasgando as faixas. Quando o motorista para, para encima da faixa. Ônibus, nunca vi parar, ao menos no meu caso, não.
Por duas vezes eu vi aqueles veículos da CMTU, rasgando literalmente a faixa em frente ao horto municipal central que fica entre a agência de Correio Central e a Catedral de Londrina.
Na verdade a única vez que vi um veículo parar educadamente e ainda dar sinal para eu passar, foi na rotatória da Avenida JK com a Avenida Santos Dumont, zona Leste-Sul da cidade. O motorista do caminhão da Coca-Cola parou na linha branca, fez todos os veículos que estavam atrás dele parar também, deu sinal com a mão para que eu e mais uma senhora que estava acompanhada de duas crianças, atravessasse-mos. Fora essa ocasião, nunca mais vi o respeito ao pedestre, nem mesmo daqueles que tem a obrigação jurídica e moral de dar exemplo.
Pois bem, ai está registrada a minha indignação. 
Peço a você caro motorista, lembre bem na hora que você atropelar um pedestre, aquela velha desculpinha deslavada de que o pedestre que surgiu na frente do carro como por encanto, não vai colar. Quando o pedestre colocar o pé na faixa, em nome de Deus, PAREM! E outra coisa, tirem o pé do acelerador por favor (principlamente nas aéreas urbanizadas e no centro da cidade), porque o seu veículo é uma arma que pode ceifar vidas sem a chance de defesa, e você (motorista sequelado) será o único culpado.