terça-feira, 8 de maio de 2012

Rádio Peão Londrina

Alguém já ouviu falar da chamada Rádio Peão? Não... então, não é usuário do transporte coletivo de Londrina,
Hoje a caminho do trabalho, pude perceber aquela figura típica do Goeleiro*. Um senhor sempre limpinho, mas de aparência humilde, com idade superior há 60 anos e de cabeça branca (fator importante). Imprescindível, o senhor tem que estar vendendo. Em geral é tapete e vassoura de piaçava. Quando está calor eles vende o tal do 'geladinho'. E... super treinado, com texto na ponta da língua, com todos os nomes (inimigos e aliados ao grupo contratante) memorizado.
Esses senhores sempre simpáticos, simples, gentis e muito 'conversadores' entram nos ônibus do transporte coletivo, sentam, puxam conversa com quem estiver ao lado e começam a falar em voz alta tudo sobre as fofocas e bafões do palco e bastidores da política, assim como dos seus protagonistas, com uma intimidade a toda prova, transmitindo certeza e lições de sabedoria. Ao mesmo tempo que esses amáveis senhores  distribuem veneno e navalhas, diletam maravilhas à favor de um grupo ou grupos políticos.
Nas disputas mais territoriais, como a para vaga de prefeito, esse tipo de artifício tem sempre bem antecipado, 2 a 3 meses antes do início oficial da corrida eleitoral.
Pois é, daqui em diante os usuários dos transporte coletivo de Londrina terão que ter muita paciência e ouvido de pinico para poder julgar tudo que passará escutar sobre política local a caminho do seu trabalho e/ou na volta pra casa, pois essa é a única certeza que temos até Outubro.
---------------------------------------------------------
Nota:
(*) Goeleiro, o mesmo que Peão de Notícia. Pessoa contratada pra ficar em locais publicos ou onde haja grande aglomeração e trânsito de trabalhadores (terminais urbanos, estações de trem e metrô, balsas de travessia, etc), e estando lá em voz alta e bem postada fale sobre fatos e factoides políticos nos anos de disputa eleitoral.