quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O BOM FILHO A CASA RETORNA


Pois é, quem apostou que o senador Flávio Arns retornaria ao ninho dos tucanos tinha toda a razão.
Hoje (1), em anúncio realizado ainda antes do meio-dia, Arns declarou que estava de volta ao PSDB, partido onde deu início a sua trajetória política-eleitoral e que abandonou para se integrar as graças do ideário petista, acabou dando, como se diz, "com os burros n'água" quando o assunto manter o Sarney na cadeira da Presidência do Senado.
Retornando a casa de 'paipai', Arns pretende se candidatar e continuar prestando sua contribuição a construção lenta e onerosa a nossa recente democracia. (Leia mais aqui). 

PDT VAI AO STF PARA MANTER BARBOSA NA PREFEITURA

Por Soraya Garcia


O PDT partido do atual prefeito londrinense, Homero Barbosa Neto, entrou com recurso peticional nesta quinta-feira (01), junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar assegurar a permanência dele à frente do executivo local.
As eleições para prefeito em 2008 na cidade de Londrina sofreu uma reviravolta surpreendente. Após 48 horas da conclusão do resultado em 2º Turno com a confirmação da vitória do deputado estadual pelo PP, Antônio Casemiro Belinati como prefeito eleito com a maioria absoluta dos votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou o resultado das eleições atendendo um pedido do Ministério Publico de Londrina que defendeu a tese que o candidato estava inelegível, devido a um processo de Improbidade Administrativa por ter tido as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e que estava sendo respondido por Belinati referente ao período em que foi prefeito da cidade, quando teve o mandato cassado e acabou deposto do cargo em 1999.
Em janeiro deste ano, dois meses após a decisão pela a anulação do pleito, o TSE resolveu o impasse convocando um 3º Turno para escolha do então prefeito, onde participaram o segundo e terceiro colocado na contagem dos votos, ainda em 1º Turno. A nova eleição, o chamado “turno complementar” custou mais de 1 milhão de reais aos cofres públicos e poderá ser anulada nos próximos meses. O STF aceitou, em 26 de junho, o Agravo de Instrumento (AI) dos advogados de Belinati e a Ministra Ellen Gracie, relatora do processo, converteu a petição do PP para Recurso Extraordinário, que tem o teor de pedir a anulação da decisão (sentença) e todos os demais efeitos provenientes a mesma, adotadas pelo TSE no caso Belinati.


Nossa reportagem tentou entrar em contato com o tesoureiro e porta-voz do PDT de Londrina, o jornalista Roberto Coutinho Mendes, mas o mesmo estava em reunião e não pode nos atender. Porém pela manhã, Coutinho deu entrevista ao site Bondenews e declarou o seguinte:
“Já contratamos um assessor jurídico para avaliar a melhor forma de participarmos deste processo, com o objetivo de mantermos o mandato do prefeito Barbosa Neto. Se ingressarmos como parte na ação, vamos deixar claros aos ministros os transtornos que uma decisão a favor de Belinati trariam para o PDT e para a cidade. Porém não existe qualquer informação procedente sobre uma eventual decisão do STF favorável a Belinati. Tudo que se tem são rumores espalhados por militantes pró-Belinati. É apenas uma preocupação que estamos tendo e só decidimos isso agora, porque faz pouco tempo que o STF acolheu o recurso do Belinati”.  
O atual prefeito Barbosa Neto (PDT) recebeu no fim do “turno complementar” o apoio de Antônio Belinati (PP), como do presidente do seu partido, o deputado federal Henrique Barros (PP) que foi até o diretor da campanha de Barbosa no pleito que foi realizado em 29 de março deste ano.
Barbosa Neto sempre disse durante o período de campanha do 3º Turno que, “O legitimo prefeito de Londrina é Antônio Casemiro Belinati”. Porém já nos primeiros 90 dias da administração do pedetista na cidade, certas decisões, como a de apoiar o aumento da tarifa do transporte coletivo e a retirada dos ambulantes do terminal urbano acabou afastando e provocando leve desentendimento entre Belinati e Barbosa, que hoje mais parece um abismo político.
Ao entrarmos em contato com o deputado estadual Antonio Belinati, ele nos declarou, “O Barbosa demonstrou que suas declarações não foram sinceras, nem em relação ao meu reconhecimento como legítimo prefeito eleito, nem no documento que assinado por ele em que prometia não retirar os ambulantes do terminal urbano central e que devolveria a parte dos salários dos servidores públicos municipais que foram descontados arbitrariamente pelo anterior prefeito de Londrina. Neste ultimo caso, ele (Barbosa) arrumo um parecer contrário à devolução dos salários dos servidores. Arrumar parecer pelo jeito para ele (Barbosa) é fácil”.
“Barbosa está agarrado ao cargo e não posso apoiar uma pessoa que promete em campanha não subir a tarifa de ônibus e um mês antes de assumir se diz favorável ao aumento. Quem votou no Barbosa é aquele individuo que anda de ônibus, que enfrenta fila, que financia casa do sistema da COHAB. Quem votou no Barbosa é quem mais precisa, é o pobre e o Barbosa não cumpriu com que prometeu. Não posso reconhecer um governo assim”.
“O que está em discussão no STF é a legitimidade da anulação da minha eleição, a “Luz da Lei”. Se essa lei foi observada corretamente ou não. Não está em discussão os desejos e os quereres meus, do Barbosa ou de qualquer pessoa, entidade ou vaidade que seja, apenas a lei e as regras que se devem ser seguidas para o justo andamento da democracia. E mais nada”.  
Barbosa Neto está em viagem ao Japão, onde alega ter ido para buscar recursos para a cidade e deverá estar de volta neste sábado (03).
Segundo o Roberto Coutinho, que também é diretor de Marketing da empresa de telefonia local, SERCOMTEL, “Ainda não falamos com Barbosa sobre o nosso recurso. Entendemos que os mandatos são dos partido e não dos políticos. Não queremos criar conflitos com o Belinati, mas queremos defender a legitimidade do mandato do atual prefeito”, encerrou Coutinho.
Para Belinati, Roberto Coutinho Mendes está fazendo apenas o que Barbosa Neto deseja, “Na verdade o Coutinho faz o que o Barbosa pede, não passa de manobra do atual prefeito o recurso do PDT sendo peticionado na ação pleiteada pelo PP e pelos meus advogados”.