Serra lidera no Datafolha
Com 37%, tucano se mantém à frente de Dilma e Ciro, e entrada de Marina não provoca mudanças
Pesquisa Datafolha divulgada ontem pela Folha de S. Paulo mostra que o governador José Serra (PSDB-SP) lidera a corrida pela sucessão presidencial de 2010 e que, pela primeira vez, a pré-candidata petista, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), deixou de subir.
O tucano tem 37% das intenções de voto, e Dilma, que manteve 16%, está tecnicamente empatada com o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), com 15%. A pesquisa ouviu 4,1 mil pessoas entre os dias 11 e 13 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A diferença entre Dilma e Serra, que já esteve em 35 pontos percentuais em março de 2008, caiu de 22 para 21 pontos. Dilma tem 17% com Serra na disputa e 19% sem a participação do tucano. A ministra da Casa Civil tem seu melhor desempenho na hipótese de Ciro, como quer o Planalto, não concorrer. Nesse caso, ela ganha oito pontos percentuais em comparação com o principal cenário, chegando a 19%, mas Serra também sobe, para 44%.
De acordo com os dados, a possível entrada da senadora e ex-ministra Marina Silva (PT-AC) na disputa ainda não provocou grandes mudanças. Cortejada pelo PV, ela atinge só 3% das intenções e quase não altera os índices dos líderes.
O levantamento aponta que Ciro – atualmente dividido entre disputar o governo de São Paulo e concorrer novamente ao Planalto – lidera nos dois cenários sem a presença de Serra, com 23% e 21%. O governador de Minas Gerais e também tucano Aécio Neves consegue seu melhor resultado no cenário em que nem Serra nem Ciro são citados – 20%, apenas quatro pontos percentuais atrás de Dilma e Heloísa Helena (PSOL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.