Cacique Mirim e Porta Voz dos Kaigangues - Renato Kriri
Enquanto se estabelecer o impasse da nomeação do índio Guarani Mario Jacinto e as reservas de todas as nações indígenas não for demarcado pelo governo, iremos causar bastante prejuízo para o Estado e seus negócios”. Assim disparou o líder e porta voz da ocupação Kaigangue na Funai de Londrina.
Segundo o cacique-mirim a ocupação não tem tempo pra acabar e que nas próximas horas, conforme decisão tomada na reunião realizada com todos os caciques no início da tarde na sede ocupada da Funai/Londrina, “iremos voltar a ocupar a praça de pedágio em Mauá da Serra/São Jerônimo com as comunidades de Saltinho, Mococa e São Jerônimo. Aqui fica nós do Apucaraninha e tomaremos a praça de pedágio de Jataizinho, onde é cobrado o mais caro pedágio do Paraná. Lá em Jataizinho ficarão as comunidades de Laranjinha, Barão de Antônima e Piauzinho. Vamos ficar não é umas horas, não... ficaremos é dias se preciso for”.
Hoje 15 índios da Nação Kaigangue de todas as reservas da jurisdição da Funai de Londrina ocupam o prédio, mas conforme antecipou Renato Kriri, a partir das próximas horas, apenas os índios da Reserva do Apucaraninha e que continuaram na sede. “Porém o numero de indivíduos não será nunca menor que cem”, avisa o cacique mirim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.