quinta-feira, 23 de abril de 2009

INVASÃO KAIGANGUE A FUNAI DE LONDRINA


Os Índios Kaigangues em ação coordenada invadiram a sede da FUNAI em Londrina. As tribos provenientes de Laranjinha, Piauzinho, Barão de Antônima, São Jerônimo da Serra, Apucaraninha e Mococa organizaram-se na cidade de Mauá da Serra e de lá partiram com destino a sede da Funai em Londrina. E a primeira ação do dia foi abrir/liberar as cancelas da praça de pedágio de São Jerônimo como anúncio prévio do que iria ocorrer mais tarde.

Pintados como para a guerra, os índios das várias tribos que fazem parte da Nação Kaigangue têm como objetivo neste protesto, por assim dizer, ver sua única reivindicação atendida. Segundo nos revelou em primeira mão pelo celular, ainda na altura da cidade de Tamarana há 60 quilômetros do município, o cacique mirim Renato Kriri e líder do protesto; “Há cerca de dois meses a pedido da Funai de Brasília realizamos um conselho de Caciques para eleger um representante que fosse funcionário da fundação e, por unanimidade Marcos Jacinto, um índio Guarani foi o nosso escolhido. Ele tem a tarefa de administrar as nossas reivindicações e necessidades junta a sede de Londrina e o gestão em Brasília. Só que até agora nada. O administrador que hoje está na Funai de Londrina (trata-se da substituta de José Gonçalves, Ivelize Viveiro Machado), não está fazendo nada por nós Nação Kaigangue”. Afirmou Renato que os índios estão dispostos a prosseguir com a ocupação da sede da Funai e Londrina, até que a portaria nomeando Márcio Jacinto seja assinada pelo presidente da Fundação do Índio em Brasília e Ele (Jacinto) tome posse da administração local.

Renato Kriri é o atual presidente da Associação dos Moradores das Terras Indígenas do Apucaraninha (AMTI) e descendente direto da mais velha linhagem de Caciques Kaigangues.

Tentamos sem sucesso entrar em contato com a administradora da Funai em Londrina Ivelize Machado, mas nos foi informado pela atendente que não quis se identificar que a administradora teria ido socorrer sua filha que estava passando mal no hospital e, que ninguém na fundação iria pronunciar-se sobre a invasão do prédio pelos Kaigangues.

A Funai em Londrina localiza-se na Avenida Santos Dumont bem próximo ao Aeroporto, área considerada nobre na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.