sexta-feira, 21 de maio de 2010

DESASTRE SEM PRECEDENTES



Maré negra afeta 38 km de restingas na Louisiana


Da Folha Online
A maré negra de óleo que chegou hoje à costa da Louisiana já afetou 38 quilômetros de seu frágeis restingas, informou um funcionário americano.
Fragmentos de piche já haviam chegado à costa do Estado americano, mas essa é a primeira vez que óleo atinge a região, que abriga criadouros de camarão, ostras, caranguejos e peixes.
A Louisiana é um dos maiores produtores de frutos do mar dos EUA.
Ilhas na costa da Flórida (Florida Keys) também podem ser logo atingidas pelo óleo. Imagens de satélite confirmaram ontem que a maré negra entrou numa corrente marinha ("loop current") que se dirige a essas ilhas.
O óleo que avança sobre a costa americana é consequência da explosão há quatro semanas de uma plataforma da empresa britânica BP no golfo do México. Cerca de 800 mil litros de petróleo passaram a jorrar no mar diariamente.
Nesta semana, a BP conseguiu sucesso parcial na contenção do vazamento. A empresa está conseguindo bombear cerca de 800 mil litros diários do poço no fundo do mar para um navio na superfície.
Essa era a estimativa da quantidade de óleo jorrada diariamente no mar. Mas, apesar do sucesso na contenção, ainda há óleo vazando, o que gerou questionamentos quanto às estimativas da empresa.
O governo americano exigiu hoje mais transparência da empresa quanto à quantidade de óleo derramada.


NOTA DESTA BLOGUEIRA:

Infelizmente, o desastre (crime) ambiental que ocorreu no Golfo do México cometido há mais de um mês parece não ter fim. Toda a biodiversidade única daquela área levará anos, décadas para começar a se recuperar, em alguns casos, nunca se recuperará. Até quando o Homem seguirá destruindo irresponsavelmente a Criação? Pelo jeito até o momento em que ele, o próprio Homem, se alto destrua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.