A polêmica da tarifa transporte coletivo de Londrina não acabou com o anuncio do prefeito Barbosa Neto (PDT) feito nesta quinta-feira (30/07), que autoriza o reajuste de 5% há ser cobrado a partir das 0 horas deste domingo (02/08), onde passará dos atuais R$ 2,00 para R$ 2,10. Mas este aumento dado pelo prefeito somente está gerando mais confusão ainda e o assunto promete ter muitos capítulos.
No mais tardar, na terça-feira (04/08) o presidente da CEI da Planilha da Tarifa da Câmara de Vereadores da cidade que analisou por 78 dias a planilha do transporte coletivo, Joel Garcia (PDT) irá protocolar no Fórum uma ação contra o aumento da tarifa. Para Joel e demais membros da CEI, o aumento da tarifa para R$ 2,10, é extorsivo. Em um ano, conforme afirmou Garcia, “são mais de R$ 5 milhões. Não podemos admitir isso".
Segundo Joel Garcia, os professores da UEL que analisaram a planilha corroboraram com a CEI. "Eles dizem que é preciso reavaliar a metodologia de cálculo da tarifa, que é necessário auditoria permanente, que é preciso aperfeiçoar os controles. Tudo o que a CEI disse. E mesmo assim o prefeito, poucas horas depois de receber o estudo aumentou o preço da passagem. Não dá pra aceitar", disse Joel Garcia.
Para Barbosa Neto, o aumento foi embasado em um estudo técnico responsável realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). “5% é o mínimo do que poderia ser dado de aumento para manter o bom funcionamento do sistema de transporte, o reajuste dos salários dos funcionários do setor e o lucro das empresas, que é importante para continuar havendo investimentos na melhoria do transporte”.
O impacto gerado pelo aumento da tarifa do transporte coletivo de Londrina será de R$ 2,00 a mais para o usuário de ônibus, isso levando em conta apenas à ida ao trabalho, se calcular a volta, o valor passa para mais R$ 4,00 por mês em transporte.
A população usuária do transporte coletivo se mostrou insatisfeita com o aumento da tarifa, devido à qualidade do transporte que vem sendo alvo de inúmeras reclamações há vários anos. A lista das insatisfações dos usuários vai desde a falta de ônibus para atender a população nos horários de pico do transporte dos trabalhadores em geral, até com a diminuição radical dos números de veículos rodando nos finais de semana, o que segundo os usuários desestimula o passeio com a família, pois leva mais de uma hora, em alguns casos até duas horas o intervalo de um ônibus a outro, da mesma linha. Outro fator alvo de constantes reclamações por parte dos usuários do transporte coletivo é a falta de cobertura de muitos pontos de ônibus e o abandono dos terminais de ligação do transporte de integração nos bairros. Todos estes dados foram comprovados e documentados pela CEI da Planilha, fatores que elevam a insatisfação da população que tem o transporte coletivo como o único meio de locomoção aos trechos mais distantes do local aonde mora.
Por Soraya Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.