terça-feira, 14 de julho de 2009

CEI DA PLANILHA

SINTTROL AMEAÇA CÂMARA COM GREVE

Com a galeria lotada se deu início a 46ª Sessão da Câmara de Vereadores de Londrina, a segunda cidade do estado, capital do norte pioneiro. Todas as vezes que se fala em reajuste de tarifa na cidade, a discussão acaba sendo permeada por acusações veladas e ameaças. O aumento da tarifa do transporte coletivo do município vem proporcionando há meses um espetáculo de brigas, discussões, acusações, fissuras políticas, além de muito transtorno pra passageiros e trabalhadores do setor.

Na tarde desta terça-feira (14/07) não deixou de ser diferente e um palco foi armado entre sindicato/sindicalizados e os edis que compõem a comissão especial que investiga o valor da tarifa de ônibus urbano, a chamada CEI da Planilha, que entregará o relatório final, provavelmente na próxima segunda-feira (20/07), depois de muitos atrasos, quase todos provocados pela CMTU (Cia Municipal de Trânsito Urbano de Londrina).

O SINTTROL (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Londrina) na figura do seu presidente, João Batista da Silva, tenta culpar a CEI de impedir o reajuste dos trabalhadores no transporte coletivo da cidade. O presidente da CEI, vereador Joel Garcia (PDT), ex-líder do governo de Barbosa Neto (PDT) na Câmara, defendeu a CEI, “Esta comissão não tem o poder de impedir o reajuste salarial de ninguém, até porque somos à favor dos trabalhadores não somente do transporte coletivo – cobradores e motorista, como de todos os que usam o transporte urbano municipal para ir ao seu trabalho e voltar a sua residência no fim de um cansativo dia de labor”, e completou Joel, “Tenho certeza conforme os cálculos levantados durante os trabalhos desta séria comissão em prol principalmente dos trabalhadores, que é mais do que possível que seja dado o reajuste que tanto os cobradores, motorista e demais envolvidos no processo exigem e merecem. Pode ser comprovado em dados e documentos disponíveis nesta Casa para qualquer pessoa, que as empresas tem mais é que dar o aumento dos salários dos seus funcionários sem que seja preciso subir o valor da tarifa”.

Para o presidente do SINTTROL, o valor da tarifa proposto pela CEI da Planilha é irreal. Segundo João Batista da Silva a comissão está prejudicando com os atrasos os trabalhadores do setor. “Essa comissão apenas lançou mais obscuridade e duvidas do que as já existentes. Não acredito neste valor de R$ 1,99 para a tarifa e se está comissão entregar apenas o relatório na segunda-feira (20/07) poderá ser tarde demais, pois a categoria pode deflagrar a greve muito antes disso”, falou João da Silva em tom de ameaça ao presidente da CEI da Planilha e aos demais membros da comissão.

Os trabalhadores setor que lotaram as galerias da Câmara se manifestaram favorável a cada palavra de apoio vindo de um ou outro edil que aproveitou a oportunidade para se alto promover e fazer claramente campanha colocando-se contra aos trabalhos da CEI da Planilha. Para os membros da comissão que investiga a ‘caixa preta’ do monopólio do transporte coletivo, sobraram vaias.

O SINTTROL promete dar início à greve nesta sexta-feira (17/07) caso a tarifa de ônibus não seja reajustada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.