A Coreia do Norte lançou nesta terça-feira (26), pelo terceiro dia, um míssil nuclear de curto alcance na costa oriental daquele país. Informação vinculada citadas pela agência local Yonhap, fonte oficia sul-coreana.
Segunda-feira (25), a dinastia comunista norte-coreano Pyongyang, única no mundo, realizou um teste nuclear subterrâneo e disparou três mísseis balísticos. Durante esta terça, pela manhã, lançou outros dois projéteis de curto alcance, ignorando condenação internacional seus experimentos atômicos.
Pyongyang advertiu que enquanto continuar as pressões internacionais seguirá "defendendo sua segurança". E advertiu o representante norte-coreano em Genebra, "Uma vez que o Conselho de Segurança (da ONU) viola nosso desenvolvimento soberano, adotando sanções contra a Coreia do Norte e seu povo, não podemos fazer outra coisa senão adotar medidas suplementares de legítima defesa". Acrescentou, "incluem realizar testes nucleares e disparos de mísseis".
Para os Estados Unidos a Coreia do Norte "está testando se pode intimidar a comunidade internacional" com sua atividade nuclear e de mísseis, declarou Susan Rice, embaixadora dos Estados Unidos na ONU. "Mas nós estamos unidos, a Coreia do Norte está isolada e a pressão sobre eles irá crescer", acrescentou. Segundo ela, o regime comunista "pagará um preço" pelas atividades atômicas.
Fontes oficiais sul-coreanas avisaram através de sua agencia de notícias Yonhap que a Coreia do Norte estaria preparando lançamentos adicionais na costa oeste de mísseis anticruzeiro KN-01, similares aos Silk Worm e com um alcance máximo de 160 quilômetros.
O governo de Pyongyang proibiu a navegação de navios entre os dias 25 e 27 em uma região do litoral oeste da província de Pyongan do Sul, por isso não se descarta novo lançamento de projéteis. A Defesa da Coreia do Sul estimam que o vizinho Norte possua, no total, 800 mísseis, entre eles alguns de longo alcance Taepodong, do tipo que lançou em 2006, e 200 Rodong, com uma categoria de 1.300 quilômetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.