terça-feira, 26 de abril de 2011

Hospital pagará indenização por ofensas dirigidas a equipe de enfermeiros


Extraído de: Portal Nacional do Direito do Trabalho  -  25 de Abril de 2011

Nas relações de trabalho, existe a possibilidade de o dano moral atingir, ao mesmo tempo, uma pessoa, na sua esfera individual, e um grupo de trabalhadores que sofrem os efeitos do dano derivado de uma mesma origem. A juíza substituta Sílvia Maria Mata Machado Baccarini identificou essa situação ao julgar uma reclamação trabalhista que tramitou perante a 10ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Na ação individual, uma enfermeira denunciou o comportamento abusivo de sua coordenadora que, constantemente, submetia todos os membros da equipe a constrangimentos, discriminações e humilhações.
Ficou comprovado que a coordenadora da equipe dispensava tratamento discriminatório às enfermeiras e técnicas de enfermagem e vivia fazendo insinuações sobre supostos envolvimentos sexuais entre elas e os médicos do hospital. Além disso, a coordenadora tinha o estranho hábito de se dirigir a seus subordinados de forma agressiva, chamando-os de anta nordestina quando os trabalhos não eram executados da forma como ela queria. Foi a própria coordenadora que confessou tudo isso em audiência, fornecendo detalhes das situações embaraçosas que ela mesma criava no ambiente de trabalho e das ofensas generalizadas dirigidas à equipe.

Baixaria de Requião ganha destaque no site do Congresso em Foco


Requião toma gravador de repórter em plenário
Fábio Góis
Senador à beira de um ataque de nervos: Requião toma gravador de repórter que fez pergunta da qual ele não gostou

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) tomou à força há pouco, no Plenário do Senado, o gravador digital de um repórter da Rádio Bandeirantes por causa de uma pergunta. O ex-governador do Paraná falava sobre medidas antiinflacionárias quando o repórter quis saber se, caso o governo do estado implementasse uma política de contenção de gastos, ele abrira mão de sua aposentadoria vitalícia (R$ 24.117,62). Irritado, Requião, que é conhecido por seu temperamento irritadiço, tirou com um safanão o instrumento de trabalho da mão do jornalista.

Adversário de Requião, o atual governador paranaense, Beto Richa (PSDB), determinou no final de março a suspensão do pagamento vitalício de todos os ex-governadores desde 1988. Mas Requião conseguiu reverter a decisão junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, que revogou em 13 de abril o entendimento da Procuradoria Geral do Estado. Assim, o senador voltou a receber o benefício, em caráter liminar.

“Eu estava louco para dar uma porrada em um garoto”, disse em seguida Requião, visivelmente alterado. Diante da estupefação dos demais repórteres que presenciaram o episódio, o senador se negou a devolver o gravador.

Anúncio


Infraestrutura das cidades para a Copa do Mundo e a prevenção de tragédias naturais são os temas do 3º Congresso de Gestão Pública

Evento, que começa nesta quarta-feira, em Curitiba,
vai discutir planejamento urbano para o desenvolvimento
das cidades frente às novas demandas

Diante do atraso nos principais projetos que antecedem a Copa do Mundo e as Olimpíadas, é necessário discutir o planejamento urbano para fazer frente às novas demandas de infraestrutura. Esse é um dos temas do 3º Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública, que acontece de 27 a 29 de abril em Curitiba.
O evento reúne painéis e palestras, instituições públicas, entidades do terceiro setor e empresas privadas, que vão debater a importância de uma administração governamental consciente e comprometida.
Além dos eventos mundiais sediados pelo país, as tragédias naturais que devastaram recentemente cidades brasileiras é outro assunto que vai ser tratado durante o congresso. Segundo os especialistas, a falta de mapeamento detalhado sobre áreas de risco e a ausência de um plano diretor, favorecendo o crescimento desordenado das cidades, potencializa a ocorrência dessas tragédias naturais.
A especialista em engenharia e gestão ambiental, Sandra Mayumi, alerta que o planejamento pode amenizar os estragos causados pelas enchentes e terremotos. “Na recente catástrofe do Japão, por exemplo, apesar da catástrofe, foi um plano prévio bem estruturado que evitou a morte de muitas pessoas. Muros de contenção de 10 metros de altura, planos de contingências e de fuga, alertas, regras e normas para construções seguras, previsões, sistema de informações, banco de dados, entre outros”, declara Sandra.


Serviço:
3º Congresso Sul Brasileiro de Gestão Pública
Data: 27, 28 e 29 de abril
Informações: (41) 3209 7649
Local: Universidade Positivo – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Curitiba PR

quarta-feira, 20 de abril de 2011

A Pergunta que o Mundo se FAZ

Todos sabem que Fidel Castro, líder autoritário revolucionário comunista leninista cubano anunciou ontem, 19/04/2011 o seu auto-desligamento, aparentemente oficial, do cargo comandante geral do Partido Comunista Cubano (PCC - sem analogias). 
Data venia, no mesmo dia o Congresso Cubano aprovou uma lei que permite a permanência apenas 10 anos de mandato para agentes políticos, restringindo definitivamente o excesso de poder. Também aprova uma lei que permite ao povo cubano compra e vender bens imóveis e móveis, o que era proibido anteriormente desde a instalação do regime comunista por Che Guevara e Fidel na ilha. Antes o regime cubano somente permitia a transmissão de bens por espólio/herança. 
Ainda na mesma data (19/04/2011), o dirigente maior de Cuba e irmão de Fidel Castro, General Raúl Castro chama antigo líder revolucionário de 80 anos, Ramón Machado Ventura para ser o seu braço direto, esquerdo, olhos, ouvidos, mãos e o que mais for necessário.
Mas no início do ano de 2010, logo após o anúncio feito por Fidel Castro da transmissão do Cargo de Chefe geral da Nação Cubana para seu irmão Rául Castro, a primeira medida de abertura foi tomada pelo hermano del viejo dictado: - O povo cubano passa a poder comprar computadores portáteis e demais periféricos, além de ter acesso a rede mundial de computadores [vigiados sim], mas com um certa liberdade nunca antes permitida aos cidadãos.  
Após essa breve exposição dos últimos acontecimentos na hermosa isla caribeña, vem a necessidade de fazer a pergunta que no íntimo não quer calar:

"Os novos velhos lobos líderes cubanos estão esperando Mi Comandate (Fidel) morrer pra escancarar as portas da Ilha Paradisíaca, ou teremos um remendo chinês nos nossos calcanhares de Aquilees Latino Americano, porém sem tanto dinheiro no banco?"

Enfim, tal resposta somente depois que Fidel ya no más este entre nosotros.


terça-feira, 19 de abril de 2011

A Maior de todas as Lições de Vida


Mateus 5  (O Sermão do Monte ou da Montanha)

E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tá pensando que é só aqui!


WASHINGTON - O Departamento do Tesouro pagou mais de US $ 27 milhões para escritórios de advocacia supervisionar os resgates financeiros sem a necessidade de facturação detalhada ou questionar os registros incompletos que os advogados desde que, um cão de guarda do governo diz.
Tesouro "contratos em vigor e práticas taxa de revisão de projeto de lei cria um risco inaceitável que o Tesouro e, portanto, o contribuinte americano, é pagar mais por serviços jurídicos", disse o Inspetor Geral Especial para o Troubled Asset Relief Program, disse em um relatório divulgado quinta-feira.
Tesouro não poderia ter calibrado adequadamente se as taxas eram razoáveis, porque os registros são tão escassos, diz o relatório.

Instucional

TCE e Ministério Público receberão segunda-feira diagnóstico de irregularidades na gestão pública

O Governo do Paraná vai encaminhar na segunda-feira (18) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual o diagnóstico da situação estrutural e administrativa do Estado e os documentos que deram origem ao relatório elaborado pela Secretaria Especial do Controle Interno. O trabalho conta com apoio da Procuradoria Geral do Estado.

"São evidências de irregularidades e atos lesivos ao patrimônio público e denunciá-las é nosso dever de ofício", afirmou o secretário de Controle Interno, Mauro Munhoz.

Os indícios da prática de atos irregulares apontados na documentação podem levar ao enquadramento e responsabilização dos agentes públicos por improbidade administrativa e infração às legislações eleitoral (Lei n° 9.054/2009 - VI, Art. 73), de licitações (Lei n° 8.666/93) e de responsabilidade fiscal (Lei n° 8.429/92). "O Tribunal de Contas poderá considerar inelegível o gestor que não respeitou as normas e leis e a Justiça poderá responsabilizar e penalizar as pessoas envolvidas", afirmou o secretário.

A principal questão diz respeito à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e ParanaCidade, onde foram encontradas irregularidades como licitações de obras civis na modalidade de registro de preços, o que é vedado pela Lei de Licitações; convênios e contratos assinados durante período eleitoral; e falta de recursos para honrar compromissos assumidos no último ano de gestão.

terça-feira, 12 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Direto do Blog do General...


SEGUNDA-FEIRA, 11 DE ABRIL DE 2011

Finalmente, um discurso tucano de oposição no Senado.

Abaixo, techo do discurso do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) no Senado, hoje à tarde:

A administração de Dilma Roussef, nos seus cem dias vive situação surrealista. Herdeira dos erros e danos gerados pelo Governo anterior, encobertos pelo marketing propagandístico, ufanista, não pode enfrentar com transparência a verdadeira herança maldita recebida, primeiro porque foi responsável e ativa geradora, já que era considerada a administradora geral dos programas governamentais.

Segundo, porque a sua eleição deveu-se à acachapante popularidade fabricada pelo festival de irresponsabilidades fiscais do Governo Lula. É, portanto, herdeira sacramentada e fiel depositária do descontrole das contas públicas, que vem penalizando danosamente os seus cem dias de Governo.

Recolhida ao silêncio palaciano, ela é compelida a sorver os equívocos do seu antecessor. Em vez dos comícios públicos diários, da inauguração de obras inacabadas, de lançamento de projetos ilusórios, o seu Governo vem cultivando o mutismo, não por respeito à liturgia presidencial, mas para evitar confronto com o antecessor. Sua postura tem exibido inegavelmente um contraponto ao comportamento açodado e atropelador da liturgia do cargo do mandatário anterior.

Leia mais aqui.  Ao chegar na página do Senado, clique sobre o nome do senador Álvaro Dias.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dias de cão...


Há dias que tudo parece estar de ponta cabeça. É spam, problemas, as coisas vão de um jeito e voltam como não devem voltar; a comida não desce direito, o cabelo não fica legal, os amigos não te escutam, os pássaros não são ouvidos, o mundo parece não girar e nada do que você, por mais que você tente mexer, relocar ou desviar faz com que tudo possa melhorar. O Universo parece estar de TPM, o Tempo em crise de Climatério, ou sei lá...
Em dias assim às horas não passam, o amor não alivia, o desejo some, a paciência desaparece e os nervos consome em alguns instantes a razão. Falta o ar... A gente não vê a hora do sol se pôr, à noite cair e o sono chegar.







Instucional


Beto Richa anuncia novo programa para agricultura e meio ambiente - 07/04/2011

O governador Beto Richa anunciou nesta quinta-feira (07), em Londrina, a criação do Programa Estadual de Águas e Saneamento Rural (Proesas), que reunirá um conjunto de medidas fiscais, sociais e ambientais destinadas a melhorar a vida das famílias que vivem no campo e incentivar a preservação ambiental e o aumento da produtividade. Entre as medidas estão a compensação financeira para o produtor que preservar nascentes de água, a construção de moradias rurais, a conscientização sobre manejo do solo e a implantação de sistemas comunitários de água tratada e saneamento. O projeto é uma iniciativa do governo estadual e será lançado dentro de 60 dias. 

Richa reiterou o compromisso de investir na infraestrutura e no desenvolvimento da agropecuária do Paraná e garantiu o envio para a Assembleia Legislativa do projeto que cria a Agência Paraná de Desenvolvimento. O pronunciamento foi realizado durante a abertura da 51ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina – Expolondrina. A feira é organizada anualmente pela Sociedade Rural do Paraná e a estimativa para 2011 é que movimente mais de R$ 200 milhões em negócios. 

“O Proesas é um programa inovador que vai atender as principais necessidades do homem do campo. É um conjunto de ações para incentivar e melhorar o manejo do solo e da água. Surgiu do longo trabalho de diversos órgãos que se dedicaram ao seu desenvolvimento”, explicou Richa. O governador informou que no próximo dia 15 será realizada em Londrina a primeira audiência pública sobre a gestão do programa. 

Pensamento do Dia


"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."


Luís Fernando Veríssimo

terça-feira, 5 de abril de 2011