03.07.2009 18:56
AMB participará de audiência no TSE pelo direito de voto aos presos
A AMB participará, por meio de sua vice-presidência de Direitos Humanos, de uma audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, no dia 12 de agosto. O motivo do encontro é a entrega do Manifesto pela Cidadania - documento que reivindica o direito ao voto para todas aqueles que estão privados de liberdade no Brasil - do qual a AMB é uma das signatárias.
No evento, a entidade também pedirá ao ministro que o TSE lidere um movimento de apoio à campanha, que existe desde 2005, juntos aos tribunais regionais eleitorais. “É muito importante que a magistratura se posicione sobre essa questão”, conclama João Ricardo dos Santos, vice-presidente de Direitos Humanos da AMB.
Para João Ricardo, “o preso não tem sua cidadania tolhida por completo, não há supressão da universalidade do voto. Optamos por isso em nossa Constituição, e não vemos essa garantia ser respeitada na prática”, argumenta. Além da AMB, outras 20 entidades já assinaram o manifesto. Outras entidades que desejarem fazer o mesmo devem entrar em contato com Rodrigo Puggina, coordenador do Movimento pela Consciência Prisional, pelo e-mail rpuggina@terra.com.br.
Manifesto pela Cidadania
Os presos provisórios têm o direito de votar, nos termos do artigo 15, inciso III, da Constituição Federal, que estabelece a suspensão dos direitos políticos para os casos de condenação criminal com trânsito em julgado. Os adolescentes que estão internados não têm impedimento algum de exercer o direito de voto.
Outrossim, a interpretação constitucional atual, suspendendo o direito do voto para os condenados em caráter definitivo, não é consentânea com os princípios constitucionais e os direitos humanos.
Portanto, todas as pessoas que se encontram presas, inclusive os adolescentes internados, bem como as que se encontram condenadas a outras penas que não de privação de liberdade, devem ter o direito político ativo de votar garantido por todas as autoridades brasileiras, haja vista que o princípio básico de qualquer democracia é que todo o poder emana do povo, e um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito é a cidadania.
As entidades abaixo solicitam, pois, que os poderes do Estado adotem as providências cabíveis para que esse direito seja efetivado e assegurado.
1. Associação Juízes para a Democracia - AJD
2. Associação pela Reforma Prisional - ARP
3 .Instituto de Acesso à Justiça - IAJ
4. Pastoral Carcerária Nacional/CNBB
5. Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB
6. Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude - ABMP
7. Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul - Ajuris
8. Instituto Latino-Americano das Nações Unidas - Ilanud
9. Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do Ministério Público/RS
10. Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM
11. Pastoral Carcerária da Igreja Metodista - Rio de Janeiro
12. Pastoral Carcerária Arquidiocese de Feira de Santana
13. Movimento pela Consciência Prisional
14. Sociedade Brasileira de Vitimologia
15. Instituto de Defensores de Direitos Humanos - IDDH
16. Rede Social de Justiça Global
17. Instituto Terra, Trabalho e Cidadania - ITTC
18. Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais - Itec
19. Instituto de Estudos Criminais do Estado do Rio de Janeiro - Iecerj
20. Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Manhuaçu - APAC Manhuaçu/MG
21. Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade de Minas Gerais
Fonte: www.abm.org.br
OPINIÃO DESTA BLOGUEIRA 'INDIGNADA'
Continuam insistindo na sandice. Mas num país onde se pode tudo, presidente manter bigodudo de má conduta na cadeira da presidência do Senado, mesmo contra a vontade de todo o país. Tem famílias que acham que são proprietários de todo um Estado. Deputado que declara se lixar pra eleitor. Parlamentar faz roleta russa no trânsito matando pessoas e não vai preso. Tem gente que faz castelo supostamente como dinheiro publico. Contrabandista de artigos de grife, tem shopping pra rico e sai na coluna social da revista Caras. Governador passeia com Hugo Chávez pelo mundo a fora e contribuinte paga à conta. Presidente acha que avião é igual carro e quer trocar de modelo a cada três anos. Instituições de economia publica acreditam que não devem prestar conta da gastaçam, para a população que paga a conta. Ministro fica fazendo campanha eleitoral durante quatro anos de gestão com a grana do povão. Bandido votar é última coisa que faltava.
Ah... quer saber de uma coisa, o PCC e o CV que são facções criminosas podem muito bem dividir espaço com os partidos, afinal do jeito que anda muitos homens na política é bem capaz de haver um debandada em massa para as novas siglas, tá tudo em casa mesmo.
A blogueira aqui é terminantemente contra o absurdo de preso votar, mas quer saber, com esse país de gente frouxa, o que nem deveria ser cogitado, se tornará realidade, aí o crime que já organizado passará a ser diplomado.
Parabéns ao Brasil, O País dos Otários, que está na mão dos Falsários, que nós idiotas eleitores levamos pelo voto obrigatório ao Poder.
E pra quem disse que as minhas teses são "INTELIGENTES" e minhas dissertações são "SURPREENDETES", fica aí com a sua demagogia intelectual, e segura essa neguinho, porque do jeito que vai, nos próximos anos quem irá escolher o presidente será o Chefe do PCC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.