quinta-feira, 25 de junho de 2009

CEI DA PLANILHA IRÁ A JUSTIÇA?

Até hoje, quinta-feira (25/06), a CMTU (Cia Municipal de Trânsito Urbano), não entregou as informações requisitadas pela Comissão Especial de Investigação do Transporte Urbano de Londrina, a CEI da Planilha. Os dados, conforme informa o vereador Joel Garcia (PDT), presidente da CEI, são requisitos importantes e conclusivos para o termino do relatório e consequentemente, a entrega do mesmo para dar fim aos trabalhos da comissão que promete indiciar muitos e pedir a prisão de duas pessoas. Segundo informou ainda o gabinete do vereador Joel Garcia, por mais de 10 vezes foi protocolado pedido na CMTU para que as informações fossem entregues para analise da comissão, que vem trabalhando desde o fim de fevereiro.

Enquanto a CEI da Planilha não entrega o relatório final, não se pode dar o aumento na tarifa de transporte coletivo, pois a Câmara de Vereadores aprovou em sessão de 16 de junho, o Projeto de Lei nº 150/2009, de iniciativa do vereador Tito Vale (PMDB), que proíbe o aumento da tarifa até que a CEI da Planilha tenha seus trabalhos concluídos. Lei essa que ainda não foi sancionada pelo prefeito londrinense que no momento encontra-se em viagem pela Europa.

Com a visita do prefeito Barbosa Neto (PDT) a Europa por 10 dias, a esperança das empresas de ônibus urbano era de que seu vice, José Joaquim Ribeiro (PSC), desse o aumento no valor da tarifa. Porém até o presente, não há nenhum movimento indicando para isso no prédio da prefeitura.

As empresas de transporte coletivo insistem no aumento da tarifa mesmo depois da redução do preço do óleo diesel, usando para tanto o acordo trabalhista que prevê o reajuste dos salários de cobradores e motoristas em junho de cada ano, ou seja, junho é a data base para ser dado o aumento de salário da categoria.

Caso seja realmente requerida via judicial à documentação restante para conclusão dos trabalhos da CEI, levará segundo alguns juristas, um prazo mínimo de 5 a 7 dias úteis para que a justiça julgue, despache e autue a CMTU. Isso é tempo suficiente para o retorno de Barbosa Neto da Europa, jogando a batata quente do aumento da tarifa do transporte coletivo novamente no colo do Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desta página serão revisados. Não será permitidos palavrões e xingamentos. Comente com responsabilidade mais sem ofender.